Serragem da Velha esta noite Santa Eulália

O Grupo Folclórico de Santa Eulália de Vizela na prossecução do manter das mais genuínas tradições locais vai promover no próximo dia 15 de Março a Serragem da Velha.

Aquela associação vizelense liderada por Manuel Monteiro convida todas as pessoas a assistirem ao ato tradicional que terá lugar a partir das 21h30 na Zona do Monte junto ao desativado Colégio de Vizela. 

SERRA A VELHA

A serração da velha é uma antiga tradição popular, integrada nos rituais de passagem, ligada ao simbolismo da regeneração e renovação. A tradição tem lugar durante o Carnaval em alguns lugares do Brasil e de Portugal.

Em algumas localidades é uma boneca em forma de velha que é carregada para o local onde vai ser serrada. Em Tourém um grupo de rapazes levando chocalhos de vacas fazem uma grande algazarra à frente da casa das mulheres mais velhas do local até que lhes seja dado uma velha de palha que eles depois enfiam em paus e vão queimar fora da aldeia.

Um folião ou grupo de foliões serra uma tábua, fingindo ser uma velha — esta pode ser "interpretada" por um outro folião, que aos berros pede para não ser serrada. O povo acompanha a encenação com gritos de "Serra a velha, serra a velha!"
Wikipédia 

Partilhar