Valores da estátua e das comemorações discutidas em reunião municipal

 

Os valores gastos pela Câmara Municipal de Vizela nas comemorações dos 25 anos de elevação de Vizela a concelho, que Victor Hugo Salgado aponta para os 150 mil euros com os cerca de 90 mil da estátua a António Guterres incluídos, foram hoje discutidos em reunião municipal. 
O assunto foi levantado antes da ordem do dia pelo vereador social democrata Jorge Pedrosa para quem o valor das comemorações deverão ultrapassar os 200 mil euros.
O Presidente da Câmara disse ser prematuro apresentar a totalidade das contas das comemorações visto que as mesmas ainda prosseguem faltando inaugurar dois enormes murais dedicados à luta dos vizelenses no túnel do Castelo, apresentação de livros e um filme entre outras iniciativas. 
Sem pôr em causa a distinção a António Guterres, Jorge Pedrosa considerou exagerado o valor da estátua inaugurada em homenagem ao ex primeiro-ministro e exposta na rua Dr. Abílio Torres virada para o jardim e praça (falta-lhe apenas um dístico com o nome de Guterres que será colocado em breve).
Para além de referir o alto preço dos materiais, Victor Hugo Salgado salientou que a estátua trata-se de uma obra prima "não quisemos colocar uma estátua qualquer como aconteceu na Madeira com a do Cristiano Ronaldo e noutros concelhos e depois ter de a remover, não, ficou uma obra digna de ser vista, em dois metros de bronze platinado e 400 kg de peso. Uma obra de um conceituado artista que já primara no busto de Manuel Campelos e Alfredo Ribeiro. António Guterres, que deu o concelho a Vizela merecia esta distinção nas comemorações dos 25 anos do Município. A nossa cidade é um livro de história  aberta. Assumo sem qualquer problema aquilo que faço ou mando fazer" - disse o edil.
A posição dos dois autarcas podem ser ouvidas nos dois vídeos que aqui apresentamos.

Partilhar