BOMDIA: Comunicado do PCP

"PCP QUESTIONA GOVERNO SOBRE DESPEDIMENTOS ILEGAIS NA FELPOS BOMDIA, EM VIZELA

Um total de 36 trabalhadores foram notificados de despedimento pela Felpos Bomdia, em Vizela. Estes funcionários, alguns com dezenas de anos de casa, foram surpreendidos, na sexta-feira, com cartas de despedimento com efeito a partir de sábado.

Os trabalhadores questionam a injustiça e a legalidade dos despedimento feitos sem pré-aviso e sem autorização do administrador de insolvência.

Os trabalhadores da Felpos Bomdia não receberam o subsídio de Natal de 2022. Este ano, só receberam parte do salário de janeiro e têm os ordenados de fevereiro e março em atraso.

Na empresa trabalham cerca de 100 trabalhadores, com diversas situações de casais cuja única fonte de rendimentos são os seus salários desta empresa.

A Felpos Bomdia atravessou um processo de insolvência e, de acordo com a comunicação social, há desentendimentos entre accionistas e administradores, com consequências negativas na gestão da empresa.

A lista provisória de credores da Felpos Bomdia aponta para uma dívida a rondar os 2,5 milhões de euros, alguns a pequenas e microempresas da região. No próximo dia 11 realiza-se assembleia de credores.

Fundada em 1933, a Fábrica de Tecidos de Viúva de Carlos da Silva Areias & Cª, mais conhecida como Felpos Bomdia. Desde 1973, mudou a produção para uma unidade de grandes dimensões, à entrada de Vizela.

Perante esta situação, o Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República questionou o Governo através de perguntas escritas. Os deputados do PCP reclamam esclarecimentos sobre se tem o Governo acompanhado o processo de insolvência da empresa e que medidas tomou ou pensa tomar para a defesa dos postos de trabalho referidos e para o apoio a estes trabalhadores?

A Comissão Concelhia de Vizela do PCP expressa a sua solidariedade com os trabalhadores da empresa e apela à sua unidade na luta pelos seus direitos".

Cordenadora da comissão concelhia do PCP de Vizela

Marco Pereira