Kancho Kanazawa esteve em Vizela

 


A Academia Soshinkai de Vizela recebeu hoje no pavilhão da Escola Secundária de Vizela, o japonês Kancho Kanazawa (e filha Yori), um dos expoentes máximo do karaté mundial shotokan. 

A visita insere-se nas comemorações dos 480 anos de Amizade Portugal-Japão, sendo estas visitas representantes da embaixada do Japão em Portugal.

Os ilustres visitantes foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Vizela,  Victor Hugo Salgado e Alberto Mesquita responsável técnico da Academia Soshinkai de Vizela. 



Alberto Mesquita disse ao ddV ser uma grande honra receber em Vizela tão altas figuras mundiais das artes marciais.


 LÍDER 

Kancho, cinturão negro 8⁰ Dan, 


Kancho Nobuaki Kanazawa nasceu em maio de 1972 e é o mais velho dos três filhos de Soke Hirokazu Kanazawa – 10º Dan Supremo Instrutor e Fundador da Shotokan Karate International Federation. 


Kancho Nobuaki Kanazawa é o atual chefe (Kancho) da Shotokan Karate-Do International Federation e viaja pelo mundo fazendo seminários e graduações. 

Depois de se formar na universidade, Kancho decidiu seguir o curso de instrutores no SKIF Honbu Dojo em Tóquio.


Kancho Nobuaki Kanazawa venceu cinco vezes o Campeonato Nacional SKIF Japão de 1996 a 2000 e ganhou a medalha de prata em Kumite no Campeonato Mundial SKIF em Yokohama/Japão em 1994. No ano de 2000, ganhou o seu maior titulo no Campeonato Mundial SKIF em Bali/Indonésia, conquistando não só a medalha de ouro de kumite peso-pesado mas também o titulo de Grande Campeão. Representou a SKIF Japão em várias ocasiões.


Depois de se retirar da competição, Kancho decidiu seguir os passos do seu pai e deu inicio à sua carreira de instrutor de karate da SKIF em 90  paises.

Kancho Nobuaki Kanazawa é atualmente 8º dan e em Abril de 2014 ele assumiu a posição de Kanchō do seu pai.


MENSAGEM DO EMBAIXADOR DO JAPÃO EM PORTUGAL 


No ano de 2023 assinalam-se os 480 anos da chegada dos portugueses à ilha de Tanegashima em 1543, dando início ao intercâmbio com os japoneses. Fiquei impressionado com essa longa história que perdura até hoje.

 

 Esse encontro em 1543 foi o primeiro contato entre os europeus e os japoneses. A interação entre os dois povos, depois desse encontro, deu origem a um período de trocas comerciais e culturais, com grande influência no contexto artístico, conhecimento documental, formas de pensar e religião, tendo florescida a cultura Nanban. A influência sentida pelo intercâmbio cultural nas línguas portuguesa e japonesa é um outro marco relevante – existem palavras japonesas oriundas da língua portuguesa tais como botão(ボタン), pão(パン), tabaco(タバコ), carta(カルタ) e confeito(コンペイトウ) etc.; na língua portuguesa, também passaram algumas palavras oriundas do japonês como catana(刀) e biombo(屏風) etc.. Alguns museus em Portugal apresentam no seu acervo peças de Arte Nanban, preservando-as cuidadosamente, com grande realce para os biombos, retratando e trazendo à nossa memória esse período histórico. Não é exagero afirmar que esse acontecimento histórico e os laços que se estabeleceram são a base da atual relação amistosa existente entre o Japão e Portugal.


 O Japão e Portugal partilham valores fundamentais como o respeito pelos direitos humanos, a democracia e o estado de direito, e são parceiros importantes que têm a intenção de manter a ordem do mar livre e aberto. Nestes últimos anos, a interação entre os dois povos tem estado muito ativa. Por exemplo, em 2014, o então Primeiro-Ministro, ABE Shinzo, fez a primeira visita a Portugal como Primeiro-Ministro do Japão e isso simboliza a entrada na próxima fase das relações bilaterais. Depois disso, apesar da época da pandemia, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros, MOTEGI Toshimitsu, visitou Portugal em 2020 e o então Vice-Ministro do Meio Ambiente, MUTAI Shunsuke, e o então Vice-Ministro Parlamentar dos Negócios Estrangeiros, MIYAKE Shingo, fizeram uma visita com o objetivo de participar na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, sediada na nação marítima que é Portugal. Essas visitas demonstram o aprofundamento da relação entre os dois países e esperamos que se desenvolvam ainda mais interações depois da pandemia.

 Em 2023, a Embaixada do Japão realizará vários eventos comemorativos ao longo do ano com o intuito de promover a interação entre os dois países. Envidaremos todos os esforços para que este ano se torne frutífero, contando com a vossa participação e precioso apoio para celebrarmos juntos esta efeméride.

 

Muito obrigado.

1 de Janeiro, 2023

Embaixador do Japão para Portugal

OTA Makoto


Partilhar