Procuram-se poemas de Isabel Pinheiro Fontão


Escreve-nos simpática missiva o nosso leitor Carlos Gomes com o objetivo de encontrar poemas escritos pela sua bisavó Isabel Pinheiro Fontão, que, segundo diz, eram depois oferecidos por jovens vizelenses aos seus namorados.



 Segue-se o teor da mensagem que Carlos Gomes nos enviou:


"Escrevo neste dia primeiro para vos desejar uma Santa Páscoa em família, segundo para vos dar os parabéns pela qualidade da informação transmitida e por serem um elemento agregador da cultura Vizelense.


Agradecia que, caso fosse possível, solicitassem aos vossos leitores para divulgarem através da vossa página, os poemas que a minha bisavó Isabel Pinheiro Fontão, escreveu para as meninas da época entregarem aos seus namorados.

De acordo com os meus familiares, eram poemas muito bonitos e versavam essencialmente sobre as belezas de Vizela, nomeadamente o Rio, o Parque e a beleza da paisagem.

Já pedi a alguns familiares meus de Vizela, mas infelizmente ninguém os tem…

QUEM FOI

Isabel Fontão, é filha de Francisco José Fontão (proprietária do local onde hoje se encontra o antigo Casino de Vizela ) e de Genoveva Pinheiro da Silva.


É natural de S. Miguel-Vizela, nasceu no dia 2-1-1890, às 6 horas da tarde. 

Foi batizada em 06-01-1890, na Igreja S Miguel das Caldas de Vizela. Foram padrinhos do baptismo Domingos Gomes Pedrosa, casado, alfaiate, morador na rua da Estrada Nova e Maria de Jesus da Silva, viúva, moradora na Alameda, ambos da freguesia de S Miguel de Caldas. 

Casou com José Teixeira Guilherme, na Igreja Paroquial de São João de Caldas de Vizela, em 10 de Janeiro de 1910. 

Foi viver para o lugar das Veigas, freguesia de Sta Eulália de Barrosas, concelho de Lousada.

Depois viveu no lugar da Ponte Nova em Sto Adrião de Vizela. 


De seguida foi viver no Lugar de Frades - S. Miguel, Caldas de Vizela e por último foi viver no Lugar de Padim, S Miguel-Caldas de Vizela (perto do monte, quem vai para S Bento).

Tumulo em S. João das Caldas, Vizela.

Teve 4 irmãos

Alfredo : Foi prisioneiro na 1ª Guerra Mundial e lá arranjava os cabos do telefone e foi-lhe atribuída uma medalha de mérito por ter conseguido arranjar as telecomunicações sob fogo inimigo.

Benjamim : Foi proprietário de Barcos de Bacalhau na Figueira da Foz e de um armazém de tecidos e teve 2 filhos.

Adolfo - foi viver para o estrangeiro, talvez para o Brasil (desconhece-se o País e se teve filhos).

..CARLOS GOMES 


 


Partilhar