Socialistas vizelenses presentes nas comemorações dos 50 anos do PS


As comemorações dos 50 anos do Partido Socialista vão passar pela cidade do Porto, este domingo, dia 23 de abril, a partir das 15h00 numa festa popular que irá juntar no Pavilhão Super Bock Arena, no Palácio Cristal  militantes e simpatizantes do Partido Socialista de todo o País.

De Vizela seguirão dois autocarros de militantes e simpatizantes com saída às 14h45 junto à Câmara Municipal. O presidente da Concelhia de Vizela,  Victor Hugo Salgado também integrará a comitiva. 

O evento marca os 50 anos do PS, fundado no estrangeiro em 1973, um ano antes da revolução do 25 de abril, devido à ditadura em Portugal.

Primeira sede do PS foi aqui

O PS de Vizela foi fundado em outubto 1974 e teve no falecido Inácio Madureira o seu primeiro presidente. A primeira sede deste partido estava localizada no casarão junto à ponte D. Luís I, antes dos atuais proprietários, e onde esteve sediado também o PCP em espaço contíguo.



GNR, BARREIROS E TINOCO

A festa do PS vai contar com a presença musical dos GNR, Quim Barreiros e Bárbara Tinoco entre outros artistas.

O secretário geral António Costa também marcará presença. 


Fundação

No dia 19 de abril de 1973, na cidade alemã de Bad Münstereifel, militantes da Acção Socialista Portuguesa idos de Portugal e de diversos núcleos no estrangeiro, de entre outros países e cidades de Londres, Paris, Genebra, Suécia, Argélia e Brasil, reunidos em Congresso da Acção Socialista Portuguesa e "ponderando os superiores interesses da Pátria, a actual estrutura e dimensão do movimento, as exigências concretas do presente e a necessidade de dinamizar os militantes para as grandes tarefas do futuro, deliberou transformar a A.S.P. em Partido Socialista", aprovaram, por 20 votos a favor e 7 contra, a transformação da Acção Socialista Portuguesa em Partido Socialista. A decisão não foi consensual para os vinte e sete delegados aí presentes, pois alguns discordavam, não da sua fundação, mas do momento desta. Finda a votação, às 18 horas desse dia, todos os congressistas aplaudiram de pé a deliberação e discutiram e aprovaram os diversos documentos preparatórios dessa reunião, bem como, outros que viriam a ser publicados na sequência direta da fundação do PS. De entre estes, o que se veio a revelar mais mediático foi a brochura de protesto contra a visita de Marcelo Caetano a Londres e de divulgação da criação do Partido Socialista.

A Declaração de Princípios e Programa do Partido Socialista foram aprovados em agosto de 1973 e resultaram de diversas contribuições de militantes e simpatizantes do interior e do exterior. Na Declaração de Princípios afirmava-se a defesa do socialismo em liberdade, ao mesmo tempo que se defendia como objetivo último uma sociedade sem classes e o marxismo era aceite como "inspiração teórica predominante", embora permanentemente repensado. O programa refletia, assim, um compromisso entre o sistema parlamentar da Europa Ocidental e uma estratégia de rutura com a organização capitalista da economia. 

MEMBROS FUNDADORES 

Membros fundadores

Mário Soares foi um dos fundadores e o primeiro Secretário-Geral do Partido Socialista.

Wikipédia 

Partilhar