Bombeiros de Vizela com cães de busca de pessoas perdidas


As condecorações do 146⁰ aniversário. Novos oito Crachás de Ouro da Liga; apresentacão de crianças (infantes) bombeirinhos; reforço da Equipa de Mergulho com mais homens e meios: apresentação da equipa cinotécnica com cães de busca de pessoas desaparecidas; galardão Covid 19 no Estandarte...


NOTÍCIA EM ATUALIZAÇÃO 

Momentos da sessão solene:

INFANTES

Por proposta do Comando à Direção da Real Associação, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Vizela integra nas suas fileiras, desde há alguns meses, a escolinha de infantes. Embora ainda num período inicial de atividade, faz-se, com orgulho, a apresentação pública dos infantes.  


MEDALHA DO QUADRO DE HONRA DA LIGA DOS BOMBEIROS PORTUGUESES

Por estarem preenchidos os requisitos legais aplicáveis, sendo autorizado o ingresso no Quadro de Honra, são condecorados com a respetiva medalha os seguintes Bombeiros:

Chefe n.º 275 - Romeu Pinto

Bombeiro de 1ª n.º 249 - José Couto 

Bombeiro de 2ª n.º 241 - Gaspar Casimiro dos Anjos

Bombeiro de 2ª n.º 211 - Joaquim Ribeiro


MEDALHA DE ASSIDUIDADE GRAU COBRE (1º grupo)

Por terem completado 5 anos de bons e efetivos serviços, são condecorados com a respetiva medalha, do Corpo de Bombeiros, os seguintes Bombeiros:

Bombeiro de 3ª n.º 98 - Ricardo Vaz

Bombeiro de 3ª n.º 83 - Francisco Ferreira

Bombeiro de 3ª n.º 119 - Inês Lemos

Bombeiro de 3ª n.º 142 - Tânia Sampaio

Bombeiro de 3ª n.º 106 - Neuza Costa

Bombeiro de 3ª n.º 140 - Silvino Sampaio

Bombeiro de 3ª n.º 95 - José Carlos Pereira

Bombeiro de 3ª n.º 121 - Joana Ribeiro

Bombeiro de 3ª n.º 53 - Paulo Azevedo

Bombeiro de 3ª n.º 39 - Diogo Monteiro 

Bombeiro de 3ª n.º 131 - Catarina Gonçalves – colocar em grupos separados...

Bombeiro de 3ª n.º 123 - Flávia Lopes

Bombeiro de 3ª n.º 95 - José Monteiro

Bombeiro Especialista n.º 22 - Leandro Costa

Bombeiro Especialista n.º 47 - Miguel Cunha

Bombeiro Especialista n.º 85 - José Azevedo

Bombeiro Especialista n.º 52 - Pedro Pereira


MEDALHA DE SERVIÇOS DISTINTOS GRAU COBRE – LIGA DOS BOMBEIROS PORTUGUESES

Realçando os bons e efetivos serviços prestados, reconhecendo o empenho e a disponibilidade demonstrados ao serviço da comunidade, são condecorados com a respetiva medalha, os seguintes Bombeiros:

Bombeiro de 1ª n.º 125 - Alice Sousa

Bombeiro de 2ª n.º 21 - Simão Silva

Bombeiro de 3ª n.º 84 - Sónia Carvalho

Bombeiro de 3ª n.º 61 - Óscar Silva

Bombeiro Especialista n.º 189 - Adão Freitas


MEDALHA DE SERVIÇOS DISTINTOS GRAU PRATA – LIGA DOS BOMBEIROS PORTUGUESES

Realçando os bons e efetivos serviços prestados, reconhecendo o empenho e a disponibilidade demonstrados ao serviço da comunidade, são condecorados com a respetiva medalha, os seguintes Bombeiros:

Subchefe n.º 71 - José Luís Ferreira

Bombeiro de 2ª n.º 80 - José Marinho

Bombeiro de 3ª n.º 82 - José Abel Pacheco

Bombeiro Especialista n.º 34 - Ricardo Salgado

Bombeiro Especialista n.º 188 - Tiago Graça

Bombeiro de 2ª QH n.º 241 - Gaspar Casimiro dos Anjos


MEDALHA DE GRATIDÃO GRAU OURO – 15 ANOS

Por terem completado 15 anos de bons e efetivos serviços, são condecorados com a respetiva medalha, do Corpo de Bombeiros, os seguintes Bombeiros:

Bombeiro de 2ª n.º 64 - Sara Ferreira

Bombeiro Especialista n.º 186 - Raquel Ribeiro


MEDALHA DE ASSIDUIDADE GRAU OURO 1 (UMA) ESTRELA 

São agora os bombeiros presentes condecorados com a medalha de assiduidade grau ouro 1 (uma) estrela, da Liga dos Bombeiros Portugueses, por completarem 15 anos de bons e efetivos serviços.


MEDALHA DE GRATIDÃO GRAU OURO – 20 ANOS

Por terem completado 20 anos de bons e efetivos serviços, são condecorados com a respetiva medalha, do Corpo de Bombeiros, os seguintes Bombeiros:

Adjunto de Comando n.º 5 - Hugo Ferreira

Subchefe n.º 57 - André Teixeira

Subchefe n.º 62 - Hélder Silva

Bombeiro de 1ª n.º 72 - Bruno Barbosa

Bombeiro de 1ª n.º 126 - João Faria

Bombeiro de 1ª n.º 19 - Paulo Vale

Bombeiro de 3ª n.º 44 - Sérgio Trabuco


MEDALHA DE ASSIDUIDADE GRAU OURO 2 (DUAS) ESTRELAS 

São agora os bombeiros presentes condecorados com a medalha de assiduidade grau ouro duas estrelas, da Liga dos Bombeiros Portugueses, por completarem 20 anos de bons e efetivos serviços.


MEDALHA DE SERVIÇOS DISTINTOS GRAU OURO – LIGA DOS BOMBEIROS PORTUGUESES

Realçando os bons e efetivos serviços prestados, o empenho, a dedicação e a disponibilidade demonstrados ao serviço da comunidade, é condecorado com a respetiva medalha:

Bombeiro Especialista n.º 6 – Jorge Vaz


MEDALHA DE SERVIÇOS DISTINTOS GRAU OURO 1 ESTRELA – REGULAMENTO INTERNO DE DISTINÇÕES HONORÍFICAS

Realçando os relevantes serviços prestados, reconhecendo o empenho e a disponibilidade demonstrados ao serviço da Real Associação e da Comunidade, são condecorados com a respetiva medalha os seguintes Bombeiros:

Chefe n.º 40 - António Barbosa

Chefe n.º 45 - José Nogueira

Subchefe n.º 63 - Bruno Carvalho

Bombeiro de 1ª n.º 73 - José Luís Coelho

Bombeiro de 2ª n.º 16 - Manuel Ribeiro

Bombeiro de 2ª n.º 60 - Joaquim Baptista

Bombeiro de 3ª n.º 128 - Maria das Dores Almeida

Bombeiro Especialista n.º 17 - Eliseu Teixeira 


MEDALHA COVID 19

O Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses vai condecorar a Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela com a distinção honorífica de Gratidão Grau Ouro COVID19, em reconhecimento pelo esforço e dedicação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Vizela prestados durante a pandemia, ao serviço da comunidade.

Num período em que tudo era desconhecido e o risco era enorme, os bombeiros nunca recusaram prestar o apoio às populações com sacrifício e valentia, dando uma resposta cabal às necessidades geradas pela pandemia e, cumulativamente, ao socorro pré-hospitalar, ao combate aos incêndios e ao socorro nas estradas.

A condecoração vai ser colocada no Estandarte da Real Associação. pela Dr.ª Maria José Gonçalves, aqui mandatada pelo Sr. Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, a proceder à imposição da Medalha no Estandarte da Real Associação.

coadjuvada pelo Presidente da Câmara, o Sr. Comandante Sub-regional, a Sr.ª Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Braga, os senhores Presidentes dos órgãos sociais desta Associação e o Sr. Comandante deste Corpo de Bombeiros, a acompanharem este ato. 


FIM CERIMÓNIA EXTERIOR


SESSÃO SOLENE

O ano de 2023 tem vindo a ser marcado, na vida desta Associação, pela dedicação, da Direção e Comando, aos recursos humanos do Corpo de Bombeiros, desde logo, com a aquisição de novos equipamentos e a atribuição da mais diversa formação, que constituem duas dimensões de crucial importância para a prestação de um serviço de excelência pelos nossos operacionais.

A primeira parte desta sessão solene é, pois, dedicada à apresentação destas valências.


APRESENTAÇÃO E BENÇÃO DE EQUIPAMENTOS 

Prosseguimos com a apresentação e bênção de novos equipamentos.

Destaca-se a aquisição de equipamentos novos para a secção de Mergulho, bem como de Equipamentos de Proteção Individual completos, para intervenção em ocorrências de incêndio urbano e industrial, estes últimos para substituição dos já existentes com maior desgaste.


SECÇÃO MERGULHO

A secção de mergulho dos Bombeiros Voluntários de Vizela foi fundada no ano de 1998, contando, a partir de hoje, com 17 elementos, sendo 14 mergulhadores e 3 condutores de embarcação de socorro. Este ano, concluíram com sucesso as respetivas formações, 6 mergulhadores e um condutor de embarcação de socorro. A formação foi ministrada pela Associação Amigos do Mar de Viana do Castelo.  

Para receber o diploma e o cartão de mergulhador são chamados:

Subchefe n.º 57 – André Teixeira 

Bombeiro de 1ª n.º 19 – Paulo Vale  

Bombeiro de 2ª n.º 9 – Ricardo Monteiro  

Bombeiro de 3ª n.º 44 – Sérgio Trabuco  

Bombeiro de 3ª n.º 133 – Rui Gomes 

Bombeiro de 3ª n.º 65 – Nelson Salgado 

Estagiário n.º 141 – João Silva 

Bombeiro especialista n.º 47 - Miguel Cunha  


Entrega o diploma e o cartão de mergulhador o representante da Associação Amigos do Mar, Sr. Edgar Cachada e o chefe da secção de mergulho, bombeiro de 2ª José Marinho.   


HABILITAÇÃO DE CONDUÇÃO PARA VEÍCULOS PRIORITÁRIOS CATEGORIA C

No seguimento da atribuição de competências aos nossos bombeiros, no ano de 2023 foram atribuídas mais cinco cartas de condução de categoria C. 

Para receber o diploma de competências registado no Recenseamento Nacional de Bombeiros Portugueses, são chamados os bombeiros:

Bombeiro de 1ª n.º 125 - Alice Sousa

Bombeiro de 1ª n.º 114 – Maria Ferreira

Bombeiro de 1ª n.º 19 - Paulo Vale 

Bombeiro de 1ª n.º 132 – Vânia Silva  

Bombeiro de 3ª n.º 44 – Sérgio Trabuco 


O Comandante do Corpo de Bombeiros Paulo Félix procede à entrega do diploma de competências aos bombeiros que passam a estar autorizados a conduzir veículos prioritários de categoria C. 


CINOTÉCNICA (Cães)

Uma equipa cinotécnica utiliza um conjunto de conhecimentos e técnicas relacionadas com o treino e uso de cães para a busca e salvamento de vítimas que se encontrem desaparecidas em grandes áreas, escombros, margens e até em meio aquático.

A cinotécnica trata-se uma área especializada dentro da zootecnia, focada em canídeos, e que promove a ação, comportamento e adestramento para melhorar a aptidão, qualidade física e psicológica dos mais diversos canídeos de trabalho.

A aposta nesta equipa tem por objetivo garantir uma melhor resposta operacional em situações de resgate e salvamento, onde o tempo é um fator crucial na identificação e localização de vítimas desaparecidas, sendo o cão treinado um membro ativo crucial, quer pela sua capacidade olfativa, quer pela grande mobilidade em terrenos de difícil acesso. 

Para a apresentação da secção de cinotécnica, em formação, deste Corpo de Bombeiros, são chamados os bombeiros que a integram:

Subchefe n.º 28 – António Barbosa  

Bombeiro de 1ª n.º 72 – Bruno Barbosa 

Bombeiro de 2ª n.º 9– Ricardo Monteiro

Bombeiro de 3ª n.º 44 – Sérgio Trabuco  


Para a entrega dos diplomas peço a presença o Sr. Comandante Paulo Félix e do Sr. Presidente da Direção Eng.º José Pires.


CRACHÁS DE OURO

Passamos agora a mais um momento de grande enlevo nesta cerimónia. 


O Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses tem por finalidade galardoar a prática de atos e/ou serviços relevantes de inquestionável contributo para a dignificação da Causa dos Bombeiros Portugueses.  

Concedida esta distinção pela assiduidade de 35 anos de relevante serviço prestado ao Corpo de Bombeiros, traduz-se no reconhecimento de uma longa carreira de bombeiro marcada por louvores e condecorações que testemunham a dedicação, o empenho e o profissionalismo com que sempre estes bombeiros pautaram a sua atividade.

Das diversas distinções honoríficas atribuídas destacam-se as condecorações de assiduidade, bem como, de serviços distintos, atribuídas pela Liga de Bombeiros Portugueses e pela Associação, as quais motivam a atribuição desta tão prestigiante distinção honorifica. 

Assim, por proposta da Direção e Comando ao Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, por terem completado 35 anos ao serviço com efetiva assiduidade, reconhecendo o empenho, dedicação e disponibilidade demonstrados ao serviço do Corpo de Bombeiros, são condecorados com o Crachá de Ouro os oito bombeiros que de seguida serão chamados. 


Subchefe n.º 46 – Avelino Ribeiro 

Subchefe n.º 28 – António Barbosa 

Subchefe n.º 79 – Rui Barbosa 

Bombeiro de 1ª n.º 23 – Fernando Freitas 

Bombeiro de 1ª n º 29 – António Dias

Bombeiro de 2ª n.º 36– Arlindo Ribeiro

Bombeiro Especialista n.º 25 - Paulo Almeida 

Bombeiro de 1ª n.º 249 Quadro de Honra – José Couto


INTERVENÇÕES


Ao Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela, Dr. Armindo Faria

Seguidamente, tem a palavra o Sr. Comandante do Corpo de Bombeiros de Vizela, Comandante Paulo Félix

Prosseguimos com a intervenção do Sr. Presidente da Direção da Real Associação Humanitária de Bombeiros de Vizela, Engenheiro José Pires

Tem agora a palavra a Sr.ª Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Braga, Dr.ª Ana Luísa Damasceno 

Vai usar da palavra o Sr. Comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, Dr. Rui Costa, em representação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil

Tem agora a palavra o Sr.ª Dr.ª Maria José Gonçalves em representação do Sr. Presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses

Para finalizar, vai usar da palavra o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dr. Vitor Hugo Salgado.


Partilhar