E assim se trabalha para se assegurar o futuro dos Bombeiros


O discurso do Presidente da Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela foi muito aplaudido nas comemorações do 146⁰ aniversário da instituição mais antiga de Vizela. 


José Manuel Pires prestou homenagens, apresentou novas equipas, fez agradecimentos e salientou que a Real Associação, com mais de duas centenas de bombeiros, está no bom caminho e tem futuro promissor. 


O DISCURSO 


Muito Boa tarde a todos!

De Homem para Homem, pelo sentido de ser Bombeiro para Bombeiro, com a dedicação, a causa e a amizade que nos une a todos, sintam-se bem-vindos a esta casa.

E neste sentimento, dar uma saudação particular e especial a todos vós:


Saudações:

Exmo. Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dr. Vitor Hugo Salgado

(na sua pessoa, a quem cumprimento, permita estender saudação ao representante da Assembleia Municipal, a todos os demais elementos do executivo da CM Vizela e a todas as entidades autárquicas)

Exmo. Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Real Associação, Dr. Armindo Faria

(na sua pessoa, a quem cumprimento, permita estender saudação a todos os sócios da Associação que aqui representa)

Exma. Representante da Liga dos Bombeiros de Portugal, Vice-Presidente do Conselho Jurisdicional, (e cara colega) Dra. Maria José Gonçalves

Exmo. Representante da ANEPC, Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, Dr. Rui Costa

Exma. Presidente da Direção da Federação dos Bombeiros do Distrito de Braga, (e cara colega) Dra. Ana Luísa Damasceno

Exmo. Comandante do Corpo de Bombeiros da Real Associação, Sr. Paulo Félix,

(na sua pessoa, a quem cumprimento, permita estender saudação a todos os demais Presidentes ou representantes de Direção, Comandantes e elementos das Corporações de Bombeiros aqui presentes)

Nosso Ilustre Capelão da Real Associação, Sr. Padre Constantino Matos de Sá

Exmo. Presidente do Conselho Fiscal da Real Associação, Dr. João Barbosa

Exmos. Colegas da Direção e demais elementos dos Órgãos Sociais da Real Associação

Exmo. Sr. Presidente da União das Freguesias de Caldas de Vizela (S. Miguel e S. João), caro colega, Sr. José Armando Branco

(na sua pessoa, a quem cumprimento, permita estender saudação a todos os demais Presidentes e representantes das Juntas de Freguesia dos concelhos de Vizela e de Guimarães) 

Exmo. Comandante do Quadro de Honra, Crachá de Ouro, Sr. Américo Oswaldo

Exmos. Ex-Presidentes e Ex-Órgãos Sociais desta Associação

Ex.mos representantes das Associações, Entidades Civis, Militares e Religiosas

Exmos. Beneméritos desta Associação

Caros bombeiros condecorados

Caríssimos convidados

Minhas Senhoras e meus Senhores

Comunicação Social

… e por último, fechar esta saudação especial àqueles que são a verdadeira essência desta Associação, Ilustres Bombeiras e Bombeiros

A todos aqui presentes, a todos que, em casa ou noutro lugar, nos estejam a ver ou ouvir, agradeço com elevada satisfação este momento que escolheram partilhar com os nossos bombeiros e com a sua solene comemoração dos seus 146 anos de existência.

Sintam-se em casa, sintam-se parte de nós!

Estar hoje, aqui, a testemunhar a comemoração dos 146 anos de existência da nossa Real Associação de Bombeiros Voluntários de Vizela, enche-me de grande orgulho e satisfação.

E comemorar 146 anos de existência, é comemorar todo o seu passado e reconhecer a valentia de homens e mulheres que, com coragem, todos os dias, viveram, dedicaram, deram a sua vida a elevar o seu nome, em dimensão, em valorização, em ação, em eficácia. E permitiram que hoje, se possa comemorar o presente, com um acréscimo efetivo da sua dimensão, com acréscimo efetivo da sua valorização, com substancial acréscimo na sua ação e, inquestionável, uma melhoria significativa da sua eficácia.

E hoje, temos uma corporação com 240 bombeiros, homens e mulheres voluntários. Nunca houve igual.

E desses bombeiros, 29 são estagiários, 5 são da escola de cadetes, e 13 são da escola de infantes. E assim se trabalha para se assegurar o futuro, que aqui também comemoramos.

 Mas não paramos por aqui!

Acabamos de ver há pouco, um aumento substancial da nossa equipa de mergulhadores, e para eles o seu equipamento de apoio.

Acabamos de ver o nascimento de mais uma valência, uma equipa cinotécnica, já com 4 elementos, acompanhados dos seus respetivos canídeos.


               Vídeo equipa cinotécnica (com cães)

  E assim se cresce em dimensão, e assim se cresce em valor e, seguramente, se cresce em eficácia, na ação, no serviço, no socorro.

E assim se reforça o futuro com maior nível, com maior excelência.

E a todos, agradecer esta nova motivação, a dedicação nestas valências e o desejo de elevado sucesso nas vossas ações.

O dia de hoje, com a vaidade que o ato o permite, é tempo de enaltecer toda esta vida de serviço, de dedicação, de altruísmo.

No passado aniversário, tivemos oportunidade de apresentar 5 novas viaturas. Elas mesmo representavam em si, o passado, o presente e o futuro.

O passado, porque recuperamos uma viatura antiga para o espólio do nosso museu, respeitando e eternizando a sua memória.

O presente, porque renovamos a nossa frota, em dimensão e modernização.

O futuro, porque garantimos sustentabilidade e, com isso, continuidade.

E podemos dizer, com atenção dirigida ao nosso parque de viaturas e à nossa realidade, conseguimos colmatar todas as lacunas que a Associação tinha, muito ajudando para isso o excelente contributo do nosso Comandante Sr. Paulo Félix.

Hoje, este ano, mas como o vimos fazendo, e nunca esquecendo, é tempo, sempre, de olharmos para a valorização humana dos nossos bombeiros.

E a valorização humana faz-se com formação, faz-se com aumento de proteção, faz-se com aumento de recursos, faz-se com motivação,… faz-se com reconhecimento.

Por isso, a todos os condecorados, fruto da dedicação, do serviço, com audácia e com valentia, são merecedores de reconhecimento e distinção. Desde os mais novos aos mais duradouros. Parabéns!

Aos que receberam o Crachá de Ouro, nota relevante e significativa, aos nossos 8 bombeiros, uma vida dedicada com valentia e profissionalismo, o reconhecido mérito pela vida dedicada à causa do ser Bombeiro. É com elevado orgulho e satisfação que vos acompanho nesta distinção. O meu profundo agradecimento.

E a todos os nossos Bombeiros em geral, com uma nota especial a todo o Corpo de Comando, ao nosso Comandante Sr. Paulo Félix, é uma honra enorme ter este Corpo de Bombeiros. A todos vós, pelo serviço e pela causa, e por permitirem que faça parte de vós, agradeço-vos do fundo do coração. E aqui, para vós, um grande e merecido aplauso.

Estou a olhar para aquela bancada. São homens e mulheres, os chamados bombeiros sem farda, que aceitaram desprender-se um pouco das suas vidas privadas e profissionais, e dedicarem-se em solidariedade, humanidade, altruísmo,… e fazem tudo para que esta casa tenha a dimensão e a qualidade que tem, dando um pouco, ou mesmo muito de si… e são todos voluntários! Por isso, peço que se levantem os Órgãos Sociais desta Associação. Vamos lá, não tenham vergonha!          Também são merecedores do nosso aplauso.

Este aplauso, são o salário, as medalhas, as vitórias que nos motivam.

Obrigado por fazerem parte desta nobre causa e aceitarem esta caminhada juntos.

E, para terminar, uma palavra de agradecimento a todos os que muito têm contribuído no apoio à nossa Associação e aos nossos Bombeiros: aos sócios, aos beneméritos, aos empresários, aos comerciantes, à população em geral. E, de uma forma especial, à Câmara Municipal de Vizela, na pessoa do seu Presidente, Dr. Vitor Hugo Salgado,


- pela atribuição do Cartão de Beneficiário aos nossos Bombeiros, muito importante para continuarmos a garantir motivação ao voluntariado, embora reconhecidamente merecedora e de muito mais, trata-se de uma grande justiça por tudo o que fazem pela comunidade;

- pela aceitação da atribuição de uma 3ª equipa EIP, fundamental para que a comunidade possa garantir maior prontidão na 1ª intervenção.


E fechamos o reconhecimento e a gratidão a algumas pessoas, pelo serviço, pelo apoio, pela fidelidade:

A Direção continua a homenagear os Sócios mais antigos de cada freguesia. A todos, bem-haja pela vossa leal ligação à família dos Bombeiros ao longo de tantos anos. Assim a vida vos mantenha ainda muito tempo ligados a esta casa. Existimos para vos servir! E aos Sócios, de uma forma especial.

(chamo todos os sócios convidados para receberem uma singela lembrança)



Sócios (no ano de 2023), mais antigos por freguesia:

43 Reinaldo Augusto da Cunha Amaral (S. Miguel, Vizela)

65 Raul Eduardo da Silva Pereira (S. João, Vizela)

216 Maria Arminda P. Ferreira batista (Santa Eulália, Vizela)

412 Simão Pedro Borges Peixoto (Conde, Guimarães)

2256 Aristides Gualtar Cunha Fontes (Gandarela, Guimarães)

528 Armando da Silva Antunes (Nespereira, Guimarães)

487 Guilherme Pinto da Costa (Infias, Vizela)

439 Armindo Pereira de Castro (Tagilde, Vizela)

379 Alfredo Orlando Leite de Faria (Santo Adrião, Vizela).

A Direção continua a homenagear, por assiduidade e serviço, também os elementos dos Órgãos Sociais, pelo que chamo os elementos:

Presidente do Conselho Fiscal, Dr. João Barbosa

Vice-Presidente do Conselho Fiscal, Sr. Bento José Antunes

Secretária do Conselho Fiscal, Dra. Carina Vieira

Secretária da Mesa da Assembleia Geral, Dra. Marta Oliveira

E, para terminar, e por impossibilidade de ser entregue uma distinção atribuída no aniversário dos 145 anos, um reconhecimento muito especial e carinhoso, atribuído pelo Conselho de Condecorações, em nota de especial agradecimento ao nosso médico, (Dr. Francisco Ferreira) a quem, desde cedo (há mais de 36 anos) serve voluntariamente e graciosamente o nosso Corpo de Bombeiros.

(chamo a presença do Dr. Francisco Ferreira e à sua esposa que o queira acompanhar)



(pedia a toda a mesa para atribuir esta distinção)

A todos aqui presentes, e porque julgo não ser necessário pedir desculpas pelo tempo despendido, porque nesta causa, o tempo não tem tempo, o tempo é vida, e faz falta não esquecer o reconhecimento e a gratidão.

… e às restantes Associações aqui presentes, hoje chegou a nossa vez.

VIVAM OS BOMBEIROS DE VIZELA!

PARABÉNS À REAL ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VIZELA!

José Manuel Pires



Partilhar