Ministra Marina Gonçalves na entrega de habitações sociais em Vizela

Vídeo com intervenção de Marina Gonçalves 
 
Vídeo com intervenção de Victor Hugo

A entrega de chaves de habitações sociais tem gerado em diversos utentes momentos de comoção que acabam por contagiar os próprios políticos. Marina Gonçalves, ministra da Habitação e Victor Hugo Salgado foram exemplo do sentimentalismo que acompanham esta oportunidade de agregados familiares disporem de uma habitação de renda económica ao abrigo do plano Primeiro Direito. 
No dia de hoje foi entregue um T3 na Avenida Abade de Tagilde a uma família com um agregado familiar de 4 pessoas e mais sete habitações (T1) em S. Paio/Tagilde a outras tantas famílias ou pessoas isoladas. Destes sete imóveis, apenas um foi restaurado sendo os restantes construídos de raiz para o efeito. 
Marina Gonçalves mostrou-se satisfeita na visita que fez a todos os imóveis, abraçou os contemplados e secou algumas lágrimas de emoção e felicidade dos novos inquilinos. 
A ministra deu os parabéns a Victor Hugo Salgado (ver vídeo) pela execução posta em prática (ver no vídeo explanação do Presidente da Câmara sobre o trabalho realizado e o próximo que no máximo irá albergar 130 famílias no concelho de Vizela), garantindo que Vizela merece novos apoios nesta vertente habitacional. 

FIGURA SIMPÁTICA DO GOVERNO 

A visita de Marina Gonçalves, figura simpática do Governo socialista, iniciou-se às 15 horas, no Auditório Municipal Francisco Ferreira, com a receção e sessão de abertura, tendo-s seguindo a assinatura do aditamento ao Acordo de Colaboração no âmbito do 1.º Direito, entre o Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, e a Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), Isabel Dias e homologado pela Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues.

Seguiu-se a visita e entrega de oito habitações sociais na União de Freguesias de Caldas de Vizela S. Miguel/S. João, Av. Abade Tagilde nº 763 Bl.3 1º Dt.; e na União de Freguesias de Tagilde e Vizela S. Paio, Rua da Herdade Nº221.

A alteração do referido acordo redefine a programação estratégica das soluções habitacionais a apoiar ao abrigo do programa 1.º Direito de 90 para 130 agregados (sendo 8 habitações relativas a reabilitação por parte dos privados), com carências habitacionais e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada, e que compreende a reabilitação, a aquisição e a construção de prédios ou empreendimentos habitacionais.

O novo acordo de colaboração prevê um investimento total estimado de 10.441.368,00€ de acordo com a programação financeira constante do Acordo, acrescido de 793 mil euros de financiamento direto a privados, num total de 11.234.368,00€ de investimento no concelho de Vizela.


Partilhar