Novo livro de Ana Bárbara Pedrosa narra história passada na Rainha das Termas


Apresentação em Vizela de 'Amor Estragado' de Ana Bárbara Pedrosa,  vizelense a residir em Lisboa, está marcada para esta sexta-feira  pelas 21 horas em Frades na Casa da Cultura Joaquim da Costa Chicória. 

Ana Bárbara Pedrosa disse ao ddV que o seu novo livro narra uma história vivida em Vizela. 

SINOPSE

Dois irmãos contam a dissolução de uma família. Manel casou com Ema, e foi até que a morte os separasse como enfim os separou - pelas mãos dele. Habituado ao álcool e incapaz de lidar com as frustrações, não era a ele que mãe e irmãos deviam o amor sem reservas? Zé, casado, agora com três filhos, não vê no sangue uma desculpa para a vida do irmão. Pela mão da violência, que é pedra de toque, assistimos a uma família cujos laços se desfazem. E à vida transformada noutra coisa.

Com uma linguagem crua e destemida, que não raras vezes desarma o leitor, Amor Estragado é um romance sobre a família enquanto território a proteger, a traição da vida adulta face às certezas da infância, a inveja, o desgosto, a degradação que o vício impõe e o que custa perder um lugar de honra. E inevitavelmente sobre a culpa - do homem que mata e de quem não o impede.


CRÍTICAS

«Este livro é uma lufada de juventude, no meio da mesmice da nossa literatura contemporânea.»

Itamar Vieira Junior


CRÍTICAS DE IMPRENSA

«Uma escrita singular que impressiona pelo arrojo e versatilidade, pelo tom coloquial que nunca se perde.»

José Riço Direitinho, Público


«É coisa séria, sensual, bem escrita.»

Francisco José Viegas, Correio da Manhã


A AUTORA 

Ana Bárbara Pedrosa é autora dos romances Lisboa, chão sagrado (2019) e Palavra do Senhor (2021), Amor Estragado (2023) com chancela Bertrand Editora.

 Escreve textos para vários órgãos de imprensa com regularidade e assina uma crónica no jornal Mensagem de Lisboa. É doutorada em Ciências Humanas, mestre em Estudos Portugueses, pós-graduada em Linguística e em Economia e Políticas Públicas e licenciada em Línguas Aplicadas. Viveu e estudou em Portugal, no Brasil e nos Estados Unidos. Para além de romancista e cronista, é linguista e crítica literária. Nos tempos livres, viaja, estuda línguas e faz jiu-jitsu e scuba diving.

Partilhar