Caçadores de Vizela evocam Santo Huberto este domingo


Já faz parte da tradição: no domingo seguinte à festa grande de S. Bento das Peras o Santuário do Padroeiro de Vizela recebe a festa de S. Huberto. 
2022

Missa na igreja do Santuário precedida por uma breve procissão com o andor do Padroeiro dos caçadores, cuja imagem está colocada numa vitrina entre penedos defronte à Capelinha de S. Bento, a seguir em ombros dos homens que integram os órgãos sociais e o ficheiro de sócios do Clube Turístico e Desportivo de Vizela (presidido por Óscar Alves), em direção à igreja de S. Bento onde será celebrada a Eucaristia evocativa dos 71 anos do clube.


Segue-se uma salva de tiros para o ar e depois é recolocada a imagem de Santo Huberto na sua gruta até para o anos. Segue-se o almoço comemorativo dos 71 anos no Campo de Tiro.

Huberto ou Humberto 
(656 – 30 Maio 727) 

foi um caçador cristão que se tornou o primeiro bispo de Liège em 708.
 É o santo padroeiro dos caçadores, matemáticos, oculistas e metalúrgicos. Conhecido como o "Apóstolo das Ardenas", ele foi chamado, até o início do século 20, para curar a raiva (doença) através do uso da Chave de Santo Humberto.

Huberto foi amplamente venerado durante a Idade Média. A iconografia de sua lenda está emaranhada com a lenda do mártir Santo Eustáquio. Os Bolandistas publicaram sete primeiras vidas de Huberto (Acta Sanctorum, novembro, i., 759–930); a primeira delas foi obra de um contemporâneo, embora haja poucos detalhes delas.

Morreu em 30 de maio de 727 nas proximidades de um local de um lugar chamado Fura. No final da Idade Média, alegou-se que este lugar foi identificado como Tervuren próximo a Bruxelas, mas estudos recentes consideram Voeren (Fourons), um local muito mais próximo de Liège do que Bruxelas, seja o lugar mais provável. Venerado como santo, a sua festa litúrgica é no dia 3 de novembro. WIKIPÉDIA 

Partilhar