Câmara reconhece estabelecimentos antigos de Vizela


No âmbito do projeto âncora “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, cofinanciado pelo Norte 2020, a Câmara Municipal de Vizela, com a colaboração da Associação Comercial e Industrial de Vizela apresentou ontem a primeira fase das ‘Lojas com História’, no Auditório Municipal Francisco Ferreira.
Parte das lojas mais antigas do concelho, umas com mais de um século e outras lá perto, foram enaltecidas pela sua importância à localidade que servem.





































Processo dividido em duas fases

Total: 29 lojas / 1ª fase – 16 lojas / 2ª fase – 13 lojas

1ª fase (apresentada ontem):


1.       ADEGA AVELINO

2.       CASA DO BOLINHOL KIBOM

3.       CASA DO PÃO DE LÓ DELÍCIA

4.       PADARIA CELESTE

5.       CERVEJARIA UNIVERSAL

6.       FARMÁCIA CAMPANHTE

7.       FLORISTA LURDES COELHO

8.       HOTEL TERMAS VIZELA

9.       LOJA DO SOL

10.     O MOLEIRO - LUÍS PEIXOTO LDA

11.     OURIVESARIA E ÓTICA FERREIRA

12.     RELOJOARIA, OURIVESARIA E OTICA MEIRA

13.     OURIVESARIA J. PINTO E SOARES

14.     PASTELARIA FINA

15.     RESTAURANTE ÁGUIA D'OURO

16 - VIZELCLIMA 


Na cerimónia foi entregue a cada uma das 13 lojas, uma placa para colocar na fachada da loja, e um relatório de cada uma das lojas, elaborado no âmbito do processo de registo de conteúdo material e imaterial correspondente a cada estabelecimento comercial do Concelho de Vizela. Foi ainda apresentado u vídeo geral do projeto, assim como um vídeo individual de cada uma das lojas.

Site do projeto - https://lojascomhistoria.cm-vizela.pt/


 

Na foto Adriano Ribeiro e esposa, do Café Universal na rua Dr. Abílio Torres, dos cafés mais antigos de Portugal com mais de 140 anos.

O Presidente Victor Hugo Salgado salientou que "Este projeto tem o enquadramento na estratégia de reconhecimento de estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local - “Lojas com História”, aprovado pela Câmara Municipal, o qual compreende as regras relativas ao reconhecimento e proteção de estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local que se destacam pelas suas características únicas e reconhecido valor para a identidade do território do Município de Vizela".

Prosseguindo: "Com este reconhecimento, o Município de Vizela pretende valorizar a sua história e divulga-la para o exterior, atraindo, desta forma, visitantes e promovendo o desenvolvimento do comércio tradicional no Concelho.

Assim, no âmbito do projecto “PA2. Touring Cultural (Identidade Cultural do Minho) – Lojas Com História”, promovido pelo Consórcio Minho In, a Câmara Municipal de Vizela levou a efeito um processo que resultou no registo de conteúdo material e imaterial correspondente a estabelecimentos comerciais do Concelho de Vizela.

Mário José Oliveira, líder da ACIV, deu os parabéns à Autarquia pela iniciativa bem assim como às casas comerciais presentes, das mais antigas de Vizela e parte integrante desta hoje cidade. 

Partilhar