Túnel Povo de Vizela Castelo com nova atração histórico-turística








 São 6.500 azulejos em dois painéis que retratam duas das mais importantes datas da luta de Vizela. 
Ricardo Gonçalves, ex emigrante apaixonado pela arte, foi o seu autor. Pedro Costa colaborou.
Para além destes painéis registou-se a requalificação do túnel que padecia de infiltrações de água e fissuras, firam construídos passeios, duas paragens de autocarros e acessos à rua Comendador Joaquim de Sousa Oliveira. 
Victor Hugo Salgado, Francisco Ferreirae, Ricardo Gonçalves e Pedro Costa descerraram as placas inaugurativas enquanto o padre José Marques Machado benzeu a nova obra.
Vídeo da inauguração e discursos.


Discurso integral do Presidente da União de Freguesias de S. João e S. Miguel das Caldas, José Armando Branco.


Ex.Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Doutor Victor Hugo Salgado.
De forma a abreviar a minha intervenção, tomo a liberdade de cumprimentar todos os presentes na sua ilustre pessoa.

Começo por dizer que enquanto presidente da União de Freguesias da nossa cidade é para mim, e para todos que me acompanham, um enorme orgulho recebermos neste espaço dois bonitos painéis em azulejo que nos fazem recordar a todos nós, duas das datas mais marcantes datas da nossa história pela autonomia administrativa.
Para os vindouros será um memorial de profundo enriquecimento histórico.
Muito obrigado Sr. Presidente da Câmara pelo seu cuidado e brio em preservar uma das mais belas histórias de Portugal que foi a luta de Vizela pelo seu concelho. E o Sr. Presidente,  mais do que ninguém, tem-no feito, quer através deste memorial, da edição de livros e filmes; dos Monumentos levantados a Manuel Campelos, ao Povo de Vizela e ao ex primeiro-ministro António Guterres (que prometeu e cumpriu com a sua palavra), através das palestras nas escolas, dos debates, etc. etc.
A luta de Vizela, terminada em vitória ao fim de muitos capítulos de sacrifício, suor e lágrimas, merece todas estas referências e mais algumas. Nunca será demais.
Aproveito também para dar os parabéns ao artista Ricardo Gonçalves pelas magníficas pinturas aqui expostas e ao seu colaborador Pedro Costa.
Para finalizar dirijo duas palavras (porque eles não merecem mais), a todos os críticos que condenaram o temporário encerramento deste túnel como se fosse possível haver simultaneamente sol na eira e chuva no nabal.
Deixem trabalhar quem sabe. Deixem tomar medidas de segurança a quem está habilitado para o fazer.
Por último: a inauguração desta obra traduz-se em mais um dia de festa para Vizela.
Obrigado Sr. Presidente Victor Hugo Salgado por nos dar tantos dias de festa em obras inauguradas e outras festas de cariz lúdico e cultural que
fazem de Vizela um concelho próspero, alegre e convidativo.
Estamos no bom caminho.
Muito obrigado e parabéns. 


VICTOR HUGO SALGADO:

- Parabéns ao artista Ricardo Gonçalves e seu colaborador Pedro Costa. 
- Obrigado ao eng. Arantes (Combitur) aqui presente que está a construir uns pavilhões nas proximidades e tudo fez para contribuir para o engrandecimento desta obra. 
- Parabéns aos engenheiros e funcionários municipais. 
- Parabéns ao Sr. Presidente da União de Freguesias de Vizela, José Armando Branco para quem pessouma salva de palmas.
- Foi no mandato do presidente Dr. Francisco Ferreira que este túnel foi aberto, por isso convidei-o para descerrar a placa connosco.
- Eu fui o responsável pelo fecho desta via: assumindo o bem e o mal eu sou o responsável também por esta magnífica obra.
- O centro urbano de Vizela está mais próximo. 
- Vamos inaugurar até final do ano os passadiços e em Janeiro de 2024 começam as obras do Castelo...

Partilhar