Espetáculos de Amália e Roberto Leal ficaram para a história das Festas de Vizela


Amália Rodrigues (1920-1999), a maior fadista de todos os tempos (seu nome faz parte de toponímia de Vizela), atuou no Parque das Termas numa noite de Verão que se transformou em Inverno. O palco era descoberto. Naquelas condições a maioria dos artistas não atuaria. Porém Amália não era capaz de defraudar o seu público. Pediu um guarda-chuva e cantou com ele na mão aberto. 

O episódio levou a que os jornais no dia seguinte (a sua atuação foi acompanhada por jornalistas externos) revelassem ao País e ao Mundo que a grande diva do fado, conhecida internacionalmente, tinha a humildade para escapar às maiores intempéries. 

Amália voltou mais tarde a a Vizela para cantar no Campo Agostinho de Lima nos Jogos Sem Barreiras da RTP.


O nome de Amália Rodrigues está ligado à rua entre a Barrôsa e o mercado de Vizela (quando era pequenina vendia laranjas no mercado em Lisboa) por proposta da Comissão Instaladora do Município de Vizela face ao público apoio da fadista à causa dos vizelenses. Por ironia do destino, a 19 de março de 1998, Amália estava em casa, na rua de S. Bento em Lisboa, e a sua reação, da varanda de sua habitação para os vizelenses, também ficou para a história. 

Desta vez deu autógrafos de chapéu (com as cores azul amarelo de Vizela) na cabeça mas não era um chapéu de chuva. Também não era necessário: naquele dia a água que caiu foi dos olhos dos povo de Vizela...e eram lágrimas de alegria. 

TERRA DA MARIA

Roberto Leal (1951-2019) atuou também na década de 1970 no Parque das Termas.

O seu reportório francamente popular português, a sua imagem de longos cabelos loiros, as danças, a alegria que este transmontano de Macedo de Cavaleiros emigrante no Brasil trouxe até ao Parque das Termas foi algo inolvidável e irrepetível se bem que voltasse na década de 1990 a atuar no mesmo espaço. 


A sua primeira atuação em Vizela serviu para a recolha de imagens para o filme Milagre de Santo Ambrósio. Segundo a crença do cantor, o seu pai que era invisual voltou a ver graças a um milagre de S. Ambrósio. A atuação, com alguns atores no meio do público, ficou mais enriquecida. 


O tema 'Eu Vou Para a Terra da Maria' foi trauteado constantemente ao longo dos tempos face a um dos mais icónicos espetáculos das Festas de Vizela. 


Pelas Festas de Vizela, em mais de meio século de realizações, já passaram centenas de artistas, do melhor do panorama nacional (do estrangeiro poucos, Fafá de Belém, Baccelli, os Boney M...), todavia os primeiros espetáculos de Amália Rodrigues e Roberto Leal foram marca indelével de umas das melhores festas de Portugal estatuto que ainda hoje perdura.

Infelizmente na década de 1970 os recursos às filmagens e fotografia eram quase inexistentes.


Partilhar