Presidente da Junta de S. Adrião responde às criticas que lhe foram endereçadas


Da Junta de Freguesia de Vizela Santo Adrião, do seu Presidente Carlos Magalhães, recebemos a seguinte comunicação em resposta às críticas sobre si proferidas no sábado na inauguração do relvado do UDC S. Adrião pelo presidente deste clube João Costa. 

"COINCIDÊNCIAS... NA POLÍTICA NÃO HÁ COINCIDÊNCIAS

No passado sábado dia 5 de agosto, assistiu-se a um ataque vil e mesquinho ao Presidente da Junta de Santo Adrião por parte do presidente da nobre instituição União Desportiva e Cultural de Santo Adrião (UDCSA). Este ataque foi uma coincidência ou, como muito cedo aprendi, na política não há coincidências?

Carlos Magalhães 

O clube, instituição com mais de 25 anos de existência, não pode ser gerido de acordo com uma agenda política mais ou menos dissimulada. Mas, como diz sabiamente o povo, o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita. O clube merece e precisa de mais do que isto. Apesar, de ter sido rampa de lançamento político por variadas ocasiões, ao longo destes 25 anos, raramente teve influência nos resultados eleitorais durante a sua existência.

Depois de um processo difícil, o clube e muito bem, renasceu das cinzas. Em abril de 2019 a Junta de Freguesia atribuiu um subsídio, apesar da inactividade da associação, para ajudar a liquidar parte da dívida do clube à AF Braga. Como aliás não poderia deixar de ser. Ao longo destes anos sempre atribuiu um apoio monetário, mesmo durante a pandemia quando as actividades estavam limitadas.

No início de 2023 o complexo desportivo entrou finalmente em obras para colocação do sintético e remodelação das instalações desportivas. Nunca a Junta de freguesia foi chamada a dar o seu parecer sobre o projecto, ou solicitada para qualquer ajuda que o clube pudesse necessitar. Mais uma uma vez completamente ignorada em todo este processo.

No passado dia 3 de Março, a Câmara Municipal de Vizela fez uma visita às obras do complexo. A Junta não foi informada nem convocada para estar presente. Coincidências!

No dia 17 de Maio, a Câmara Municipal de Vizela, visitou novamente o complexo desportivo e o andamento das obras. No entanto, mais uma vez a Junta de Freguesia não foi convocada, nem informada desta visita. Coincidências!

Nas semanas anteriores à inauguração foram várias as visitas da Câmara ao local, mas nunca a Junta foi informada ou convocada para as mesmas. Coincidências!

Recorrendo mais uma vez à sabedoria popular, a casamentos e baptizados apenas vão os convidados. 

No passado dia 27 de Abril durante a gala do desporto, o senhor presidente da direcção da UDCSA venceu o prémio de dirigente do ano. O discurso de vitória foi feito através de vídeo, devido a ausência do país por parte do mesmo. Coube ao Presidente da Junta de Santo Adrião entregar (e com muito orgulho) o referido prémio. Coincidências!

No dia 6 de Julho, foi anunciado nas redes sociais e orgãos de comunicação social a inauguração do sintético e obras de requalificação para o dia 5 de Agosto. Mas, tal anúncio ou agendamento não foi articulado com a Junta de Freguesia. Aliás, data coincidente com as férias familiares que há vários o Presidente da Junta goza neste altura do ano. Coincidências!

Nesse mesmo dia, o senhor presidente chamou atenção para essa situação e pediu para adiantar uma semana ou mesmo atrasar uma semana. Foi informado que tal  não era possível. Coincidências!

Devido à marcação de férias com a família era de todo impossível poder estar presente em tão importante data. Covardia era dizer que iria estar presente e no dia não aparecer e não se fazer representar.

No entanto, a Junta não poderia deixar de se associar a tal efeméride, o dia mais importante do clube? Não creio. A sua fundação, a sua reactivação, os 25 anos talvez tenham sido dias mais fundamentais e mais importantes para o clube. Mas a Junta fez-se representar, e muito bem, pela sua secretária, eleita democraticamente e com total legitimidade para ali estar. Mas, não teve o direito de estar junto dos discursantes.  

Em caso de impedimento do Presidente, por doença, ausência profissional, etc., cabe à secretária da Junta assumir esse papel. Manda o protocolo que após a benção pela entidade religiosa, o presidente da instituição faça o seu discurso, seguido do presidente da AF Braga, do Presidente da Junta (ou representante), do presidente da Assembleia Municipal e finalmente do presidente da Câmara. Mas, a ordem foi completamente adulterada e o presidente da Junta (ou o seu representante ) falou em primeiro lugar. Coincidências! 

2025 é já ali mas, estejam descansados, sou apenas um simples cidadão que quer o melhor para a sua terra. Sempre que me pedirem ajuda, estarei disponível para ajudar, independentemente da cor política, religiosa ou cidadania. 

Boas férias a todos, se for caso disso, ou bom regresso ao trabalho como é o meu caso.


CARLOS MAGALHÃES 

Presidente da Junta de Freguesia de Vizela Santo Adrião 


Partilhar