Vizela na arena de Alvalade este sábado para enfrentar os leões


O Futebol Clube de Vizela entra no campeonato da Liga 2020-2023 este sábado (20h30) em Alvalade. Tal como a 6 de agosto de 2021, no arranca da época que marcava o regresso dos vizelenses ao patamar mais alto do futebol português, depois da primeira experiência em 1984-1985, o primeiro jogo que marca a terceira presença consecutiva na I Liga, é, também em casa dos leões. 

Aquando a altura do sorteio, os responsáveis vizelenses, consideraram irrelevante se o adversário da primeira jornada era o Sporting ou outra equipa qualquer, todavia não deixaram de considerar que defrontar um adversário que vai tentar a conquista do título de campeão nacional e em sua casa, não é a mesma coisa que receber um adversário que, tal como o Vizela, vá lutar pela manutenção. 

Falta saber qual das duas equipas tem entrada de sendeiro e ou saída de leão. 

Para trás, neste defeso, o Vizela realizou um estágio em Peniche, fez jogos de preparação e, no segundo jogo oficial da temporada, despediu-se, numa partida inglória, da Taça da Liga diante do Aves depois de ter afastado da prova o Marítimo. 

A derrota na Vila das Aves, o afastamento prematuro da Taça da Liga diante de um adversário de segundo escalão, fez despertar os alarmes, não foi empolgante, de todo para os adeptos vizelenses e o adversário da jornada inaugural chama-se Sporting. É este o ponto sa situação. 

O favoritismo está do lado dos leões: têm equipa para outras batalhas e joga em casa diante de milhares de entusiastas mas o Vizela, liderado pelo espanhol Pablo Villar Ferreiro, não vai a Lisboa em turismo nem para ver o Papa Francisco que já  foi embora no domingo. Trata-se de um adversário que venceu, com maior ou menor custo, todos os jogos disputados com os vizelenses, inclusive as quatro partidas da Taça de Portugal. 

Seja como for estaremos diante de um Golias contra David dos tempos modernos mas o futebol é fértil em surpresas. O melhor mesmo é esperar para ver o que dá esta partida. 

REAJUSTES

Entre saídas (16) e entradas (10) no plantel (ver quadro abaixo) fica claro que o plantel não está encerrado. O setor atacante, que perdeu o indiscutível Osmajic, será aquele que ainda aguarda um ou outro nutriente. 

Entretanto, Ivanildo Fernandes, central formado no Sporting, deixou de ser jogador do Vizela tendo reforçado o Ittihad Kalba, dos Emirados Árabes Unidos e Alexander Schmidt foi pela mesma porta. Depois de sair do FC Vizela há poucos dias, por mútuo  acordo entre as partes, o avançado austríaco assinou pelo Áustria de Viena, clube da sua pátria. 

O jogador foi contratado ainda no reinado de Álvaro Pacheco como treinador do Vizela, no verão anterior, mas não se adaptou ao futebol português e foi à vida dele.

Ao que se sabe, era o jogador com o salário mais alto de sempre da história do FCV.

Durante este defeso, algumas "pérolas" vizelenses foram assediadas por outros clubes com contratos de ouro e toda a gente sabe o quanto isto pode pesar, sobretudo em atletas ambiciosos e de mentes fracas como há em tantos clubes por esse mundo fora.

Espera-se que todos os atletas com vínculo contratual aos seus clubes nesta Liga que arranca hoje com o derby distrital Braga-Famalicão (20h30), sejam sensatos ao ponto de assumirem as suas responsabilidades contratuais deixando de lado birrinhas que só podem afetar as suas carreiras e a dos clubes que representam. 

Não é preciso ter os olhos muito grandes para se perceber quando há nuvens negras no céu e nem sempre só os que estão dentro do convento sabem o que se passa lá dentro.


AROUCA VENCE

Depois de jogar em Alvalade, o FC Vizela tem o seu primeiro compromisso em casa com o Arouca. O clube arouquense, órfão de Armando Evangelista (a treinar no Brasil o Goiás) agora sobre a batuta do ex treinador do FCV, Daniel Ramos, é, assim, o próximo adversário do Vizela. O jogo será no domingo tal como a partida seguinte com o Vitória. 

Ontem o Arouca venceu em casa o Brann da Noruega em partida da primeira mão da Liga Europeia Conferência. Nos jogos de preparação mostrou ter boa equipa.


JOGOS DE PRÉ-ÉPOCA: 

Vizela-Vianense (2-1); Vizela-Atlético (1-1); 

Vizela-Caldas (2-2);  Vizela-Leixões, (3-2).


TAÇA DA LIGA 

Vizela, 2 - Marítimo, 1;  Aves-Vizela, 1-0.


PLANTEL FC VIZELA 

GUARDA REDES

Fabijan Buntic

Ruberto (Schaffhausen)

Nikola Bursac (Spartak Subotica)


DEFESAS 

Bruno Wilson

Anderson Jesus

Matheus Pereira

Tomás Silva

João Escoval (Volos FC)

Orest Lebedenko (Dep. Corunha)

Hugo Oliveira (formação)


MÉDIOS

Samu

Osama Rashid 

Alex Méndez 

Alejandro Alvarado 

Luís Marrugo (formação)

Rafael Bustamante (Dep. Cali)

Diogo Nascimento (Benfica B)

Martim Boloto (formação)


AVANÇADOS

Iker Unzueta (Logroñes)

Jardel Silva (Feirense)

Kiko Bondoso 

Kévin Zohi

Nuno Moreira

Matías Lacava

Samuel Essende (Caen)

Dylan Saint-Louis (Hataysport)


SAIDAS (16)

Luiz Felipe (Farense); Manuel Baldé (Penafiel); Igor Julião (Marítimo), Kiki Afonso (Ural, Rússia); Aidara (Al-Taraji, Arábia Saudita), Claudemir, Raphael Guzzo (Goiás, Brasil), Marcelo Machado (Anadia), Pedro Ortiz (Sevilha, Espanha, fim de empréstimo): Etim (Mafra), Osmajic (Cádiz, Espanha, fim de empréstimo), Francis Cann (Marítimo), Opeyemi (Covilhã), Maviran (Vilaverdense), Ivanildo (Ittihad Kalba, Emirados); Alexander Schmidt (Áustria Viena).











Partilhar