Atlético-Vizela, 0-1...Vitória da equipa mais atlética

 


O FC Vizela segue em frente na Taça de Portugal depois de vencer esta tarde o Atlético no Estádio da Tapadinha por 0-1 com golo do avançado Essende aos 77 minutos (veja o vídeo do golo). Foi a terceira partida no mesmo recinto para a Taça de Portugal entre estas duas equipas e sempre com vitórias do Vizela. 
Num jogo que ganhou mais emoção na segunda parte, sobretudo depois de Pablo Villar refrescar a equipa, o golo surgiu (77) da cabeça de Essende após cruzamento de Matheus Pereira. 
O Atlético esteve perto do empate no único lance de perigo (um portentoso remate de fora da área aos 90+1 minutos) que criou em toda a partida mas uma grande defesa de Buntic, que até ali pouco trabalho teve, deu uma machadada no ameaçador prolongamento.
Sem ter realizado uma grande exibição, a equipa vizelense (sem grandes alterações no onze), foi superior em toda a partida e mereceu a eliminatória num jogo bem arbitrado e sem casos nem casinhas.
O objectivo foi cumprido, o Vizela continua na Taça,  vai à 4ª eliminatória, depois de ultrapassar uma equipa destemida, evitando assim as surpresas que acontecem nesta prova como foi o caso do jogo Paredes-Moreirense onde a equipa do Campeonato de Portugal venceu a da I Liga. É assim o futebol. 
Segue-se a receção ao FC Porto em Vizela no reatamento do campeonato da principal Liga portuguesa. 

.
Vídeo do golo de Essende.
.
Termina a partida (0-1).

90+2, amarelo para Samu. Defesa Anderson rende avançado Nuno Moreira. Vizela vai segurar resultado e a eliminatória. 

90+1, grande defesa de Buntic a evitar o golo do empate...e o prolongamento. 

90, vamos ter mais 5 minutos de jogo. Vizela na frente

77 - GOLO DO VIZELA,  Essende marca de cabeça, após cruzamento na esquerda, o primeiro golo da partida. 0-1

71, entrada de Alex Méndez no lugar de Ortiz. Sai Diogo Nascimento e entra Busnic.
Jogo continua morno.

66 - Sai Dylan e entra Soro no Vizela. 

55 - Vizela mais agressivo a querer marcar o mais depressa possível diante da equipa da Liga 3. Tem estado perto do golo mas a bola ainda não quis entrar.

- Começa a segunda parte no Estádio da Tapadinha.

INTERVALO, não há golos no estádio da Tapadinha numa partida típica de Taça de Portugal sem grandes momentos emotivos. A segunda parte só pode ser mesmo melhor.

45, mais um minuto de jogo.


30, jogo insonso. Vizela com nota mais. 

29, cartão amarelo para Essende do Vizela. 

15, Vizela mais pressionante neste primeiro quarto de hora. 

O treinador Pablo Villar não vai facilitar e aposta no melhor onze.

VIZELA: Buntic; 82 Tomás Silva; 25 Escoval; 3 Bruno Wilson; Matheus; Ortiz; Nascimento; Samu (C); N.Moreira; Dylan e Essende.

Suplentes: Ruberto, Anderson, Novillo, Oliveira, Bustamante, Busnic, Alex Méndez, Soro, Unzueta.

Treinador, Pablo Villar. 

......

ANTEVISÃO 

Há duas equipas a sul que se têm atravessado de forma rotineira (ou quase) no caminho do FC Vizela na Taça de Portugal: uma é o Sporting (4 vezes) e a outra o Atlético Clube de Portugal (3 vezes para a Taça a contar com a desta tarde).

Foi ainda diante do Atlético que o Vizela em 1982 conquistou o segundo título de Campeão Nacional da III Divisao em final que decorreu no Estádio de Coimbra com uma vitória  por 3-2. Aliás, o Vizela venceu todas as partidas com o Atlético, excepto esta temporada num jogo de preparação que decorreu em Peniche onde a equipa vizelense realizou estágio. 

É este adversário que o FC Vizela vai defrontar hoje pelas 15 horas em nova eliminatória (3ª) da prova rainha da FPF.

No confronto direto, a equipa vizelense parte com um histórico totalmente vitorioso para a Tapadinha onde a descoberto venceu para a Taça de Portugal na edição 1990/1991 nos 1/16 avos por 2-3 e em 1994-1995 derrotou os locais por 0-1 em jogo da 3ª eliminatória da mesma competição. Importa salientar que por estas luas ainda não existia a fórmula das equipas ditas pequenas entrarem nos sorteios da Taça de Portugal com o privilégio atempado de jogarem ante os ditos grande na condição de anfitriãs. O Vizela jogou as duas vezes na Tapadinha porque a primeira bola a sair no sorteio foi a do Atlético. No último sorteio era indiferente qual a primeira e a segunda bolas extraídas, visto que no seu estatuto de I Liga, a equipa de Pablo Villar teria obrigatoriamente de ser visitante do emblema da Liga 3.

Porém (ainda com a mão nos aquivos), a mais importante vitória alcançada pelos vizelenses ante o Atlético, aconteceu a

3 de julho de 1982, no Estádio Cidade de Coimbra. Ali, na cidade dos estudantes, uma vitória por 3-2 concedeu nessa final norte-sul o segundo título nacional da III Divisão aos vizelenses tendo o primeiro sido conquistado na temporada 1966-1967. E houve muita festa à mistura num período em que a população de Vizela estava seriamente empenhada noutra luta, a da sua autonomia administrativa, da qual, depois de tanto empenho, suor e lágrimas (tristes umas, de contentes as últimas) também teve resultado prático a seu favor.


PREPARAÇÃO DA ELIMINATÓRIA

Diogo Nascimento confiante. 

Com vista à eliminatória da Taça de Portugal, o FC Vizela realizou um jogo-treino em casa do seu generoso vizinho Paços de Ferreira (emprestou em parte de duas épocas consecutivas o seu estádio Capital do Móvel  aos vizelenses devido a obras), tendo o desfecho sido negativo (1-0) e a análise,  que é para que servem estes aprontos, positiva.

Diogo Nascimento, futebolista vizelense que fez praticamente toda a sua formação no Benfica onde jogou pela equipa B, em antevisão ao jogo da Taça de Portugal, realçou que o Vizela está bem e quer seguir em frente.

O médio centro de apenas 20 anos que tem alinhado frequentemente na equipa liderada por Pablo Villar acredita que a equipa ainda por crescer mais considerando que grande parte do plantel são jogadores novos que nunca tinham jogado em conjunto.

“O Vizela entra em todos os jogos para ganhar e é o que vamos fazer contra o Atlético pois queremos ir o mais longe possível nessa prova. Vamos entrar fortes para conseguir sair com a vitória" - afirmou.

“Com a paragem temos mais tempo para trabalhar, mais tempo para treinar, estamos a fazê-lo bem e acho que vai ser um bom jogo. É um campo difícil, o Atlético não tem pressão para ganhar o jogo e acho que vão dar o seu máximo”, referiu.

CANAL ONZE TRANSMITE


A informação sobre o jogo de hoje é um pouco ambígua. O Canal 11 (da FPF) anuncia na sua página online a transmissão do jogo às 16 horas, porém a partida começa às 15 horas.

O Moreirense joga em Paredes a partir das 14h00, é muito provável que o C11 transmita vários jogos em simultâneo. 


Partilhar