Hospital em Guimarães com novas técnicas para doentes com Parkinson


Implementação de nova técnica endoscóspica de Gastrenterologia na administração de terapêutica avançada na Doença de Parkinson no HSOG.

O Serviço de Gastrenterologia e o Serviço de Neurologia do Hospital da Senhora da Oliveira-Gumarães, conseguiram implementar com sucesso uma nova técnica, neste Hospital, de administração através de PEG-Jejunal de terapêutica avançada anti-parkinsónica de gel de levodopa (Duodopa) na Doença de Parkinson.

Esta técnica de Gastrenterologia endoscópica diferencia-se tecnicamente pela minúcia de a PEG ter um prolongador fino cuja extremidade fica posicionada no jejuno (porção proximal do intestino delgado).  A PEG-Jejunal é posteriormente conectada a máquina extra-corporal de perfusão contínua de gel de levodopa (Duodopa). A perfusão de gel de levodopa diretamente no jejuno permite a sua absorção intestinal de forma contínua e controlada o que se traduz num perfil farmocinético previsível, em "plateau" e sem flutuações, e consequente estimulação dopaminérgica contínua e constante no sistema nervoso central. 

Esta terapêutica avançada está indicada em doentes com Doença de Parkinson em estadio avançado, sem resposta à terapêutica anti-parkinsónca oral, permitindo estender, desta forma, sobrevida com qualidade.

Sem dúvida uma boa novidade para a comunidade que este Hospital serve. 





                                                                                                                    

                                                                                               

Partilhar