Notícias de Lousada

Súmula de pequenas notícias do concelho lousadense vizinho.

Inauguração da exposição “Unidos Venceremos!” 
com Pacheco Pereira.

No âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, vai ser inaugurada, na próxima sexta-feira, 24 de novembro, pelas 18h00, a exposição “Unidos Venceremos! Protesto, sindicatos e greves no Marcelismo (1968-1974)”, de José Pacheco Pereira.

Desta exposição consta um primeiro levantamento exaustivo das greves e protestos no Marcelismo, que aponta para um número superior a 300 ocorrências, e informação obtida a partir da consulta de documentação inédita da Legião Portuguesa (LP) e da PIDE-DGS, que permite compreender os mecanismos da repressão da ditadura: PIDE-DGS, PSP, GNR e LP. A exposição destaca ainda a participação das mulheres neste movimento de contestação, em particular das operárias ligadas aos têxteis e lanifícios.

«Unidos Venceremos! Protesto, sindicatos e greves no Marcelismo (1968-1974)» é uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e da Ephemera - Associação Cultural, em parceria com Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, Arquivo Nacional do Som, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal do Barreiro e CP – Comboios de Portugal.

A exposição vai estar patente no Espaço AJE até dia 31 de janeiro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às17h30.

Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Lousada associa-se às comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se realiza no sábado, 25 de novembro, com a tertúlia “Mulheres e Mães Coragem”.

A sessão de abertura está agendada para as 15h00, com a presença da Vereadora da Ação Social, Dra. Maria do Céu Rocha.

A apresentação do projeto de Mestrado “Mulheres e Mães de coragem” vai ser feita pela autora Mariana Monteiro.

Este projeto deu origem a um livro, que vai ser distribuído pelos presentes. Durante a apresentação vão ser selecionados excertos das histórias verídicas relatadas e lidas, com o objetivo de sensibilizar e consciencializar sobre o tema, bem como promover uma cultura de não-violência, de igualdade e não discriminação.

INquietudes para capacitar os jovens na gestão emocional e mental

O Município de Lousada junta-se à Associação de Reiki para Crianças e Jovens (ARCJ) para a realização do seminário “INquietudes”. O evento, que conta também Instituto do Desenvolvimento Fátima Nunes, vai realizar-se no dia 27 de novembro, entre as 9h00 e as 16h30, no Auditório Municipal de Lousada. 

Atentos às problemáticas atuais e à necessidade de capacitar os jovens na gestão emocional e mental, este seminário é dirigido a comunidade escolar, nomeadamente do ensino secundário. Pretende-se sensibilizar e criar momentos de partilha das inquietações, através de uma abordagem multidisciplinar, fornecendo ferramentas e técnicas de gestão emocional que visam aumentar a autoestima, o autocontrolo e a gestão de stress. 

O evento está aberto a jovens, pais, professores e educadores. Para participar é necessária inscrição, gratuita, em https://www.cm-lousada.pt/p/inquietudes-seminario

A ACRJ é uma associação sem fins lucrativos que tem por missão contribuir para o bem-estar físico, mental e emocional do ser humano.


Candidaturas abertas para Lousada Educa +

Estão abertas as candidaturas até dia 30 para os Prémios de Mérito “Lousada Educa+”, cujo objetivo principal passa por estimular e apoiar os projetos escolares no sentido de promover uma cultura de excelência educativa, valorizando o saber, a investigação, divulgação, solidariedade e participação cívica, enquanto elementos importantes no desenvolvimento pessoa e comunitário.

O “Lousada Educa+” destina-se a premiar o grupo ou escola que desenvolveu o projeto, bem como os estabelecimentos de ensino sedeados no Município, quer sejam públicos ou particulares.

As candidaturas estão abertas até 30 de novembro, na página do Município através do www.cm-lousada.pt/p/educa+

São alguns os requisitos para que os estabelecimentos de ensino possam concorrer, sendo os projetos relativos a qualquer um dos ciclos de ensino, desenvolvidos no ano letivo anterior (2022/2023) e não terem sido anteriormente financiados pelo Município.

Os prémios são um reconhecimento público, com atribuição de diploma à escola, alunos, docentes e não docentes envolvidos no desenvolvimento do projeto, bem como de um valor monetário para a escola dar continuidade ao projeto. O primeiro classificado ganha um prémio de mil euros, o segundo premiado tem direito a 750 euros e o terceiro a 500 euros.


Indoor Open no Complexo Desportivo.

Está a decorrer, até dia 3 de dezembro, a 6.ª edição do Lousada Indoor Open, que teve início no dia 19 de novembro.  

Este é um evento internacional, que conta com algumas da melhores tenistas do circuito profissional, sendo um marco no calendário internacional, regressando ao Complexo Desportivo de Lousada.

O prémio monetário é de 50 mil euros, contando com a presença de tenistas como a australiana Arina Rodionova, 148.ª WTA, a francesa Alice Robbe (214.ª), a holandesa Lesley Pattinama Kerkhove (234.ª) e o regresso a casa da portuguesa Francisca Jorge (264.ª) que já venceu em 2018 e 2019.

A organização do Lousada Indoor Open está a cargo da Associação de Ténis do Porto e conta, tal como tem vindo a acontecer em edições anteriores, com o apoio da Câmara Municipal de Lousada bem como a participação da comunidade Lousadense.


Formação nas Escolas sobre questões financeiras.

O Município Lousada associou-se ao Banco de Portugal no âmbito do tema Formação nas Escolas. 

Nesse sentido, realizou-se na Escola Secundária de Lousada, na sexta-feira, dia 10, uma atividade que envolveu 440 alunos que frequentam o 9.º ano de escolaridade. 

Porque importa informar e sensibilizar os mais novos acerca dos temas financeiros, foram abordados assuntos como canais digitais e segurança online, compras e pagamentos online, utilização do homebanking e da app no telemóvel, redes sociais e fraude online.


Partilhar