Quando foi a primeira peregrinação de S. Bento das Peras?


 A assembleia geral da Confraria de S Bento das Peras, sob a presidência de Mário José Oliveira, reuniu esta noite para analisar e votar o Plano de Actividades e Orçamento para 22024que foi aprovado por unanimidade.

A sessão foi dominada pela necessidade de encontrar a data oficial da primeira peregrinação a S. Bento que vai ser ratificada na próxima assembleia.

Dados primários apontam que a peregrinação (descida da imagem do Padroeiro à cidade) terá acontecido pela primeira vez na década de 1970 por impulso do Padre João da Silva Freitas, pároco de Tagilde e reitor de S. Bento em alternância com o pároco de S. Miguel das Caldas, todavia a Confraria dirigida por Xavier de Freitas requer uma data exacta.


O Juiz da Confraria manifestou a sua felicidade por desempenhar esta função na companhia dos seus dinâmicos colegas da Direção. 

Segundo referiu Xavier de Freitas, "Os projetos de intervenção no espaço continuam em evolução nos gabinetes dos arquitetos e serão de forma faseada colocados no terreno a partir do próximo ano  obviamente com o apoio externo à própria Confraria".

Partilhar