Mudanças no pequeno comércio citadino


As transformações, mudanças de ramo, renovações ou o que se queira chamar acontecem periodicamente no pequeno comércio de todas as localidades mas a nós, aos nossos leitores, importa acompanhar a 'metamorfose' do comércio a retalho de Vizela. 
E esta semana, ou por aí perto, a loja histórica Vimagás, situada entre a Rua Manuel Faria e a Praça da República terminou as suas funções naquelas instalações. 
Há já algum tempo que o prédio, na sua totalidade, onde estava situada esta loja (ultimamente mais como um espaço de requisição de gás em garrafa) foi comprado (por um bom vizelense) e em breve um novo negócio ali vai nascer com toda a certeza.

ARTUR DA SILVA FERREIRA PIONEIRO
Esta era uma das lojas mais antigas de Vizela que vinha na sequência de um estabelecimento de eletrodomésticos fundado pelo saudoso Artur da Silva Ferreira (pai do primeiro presidente da Câmara Municipal de Vizela, Francisco Ferreira).
Artur da Silva Ferreira começou por abrir um pequeno estabelecimento onde hoje se encontra a loja de reparação de televisores de Manuel Sá Mendes na esquina entre a Rua da Rainha e a Praça da República. E só depois passou para o espaço de que ilustram as fotos.

Nesse pequeno cantinho, há mais de 60 anos, foi pioneiro na venda de rádios a pilhas, aparelhos muito  comprados pelos residentes nas freguesias da periferia que estavam desprovidas de energia elétrica. Por aquela altura os frigoríficos e a televisão eram quase fenómenos: A rádio Emissora Nacional surgiu em 1935 e a Rádio Televisão Portuguesa em 1957, portanto, começavam a aparecer por essa altura os primeiros aparelhos de tv, naturalmente, a preto e branco já que as primeiras transmissões a cores começaram em 1976, durante as eleições presidenciais.
Com as televisões surgiram também grandes antenas que era expostas nos telhados viradas para o emissor do Marão à procura de difícil sintonia. As horas de emissão na TV do tempo do Estado Novo eram poucas e os técnicos que instalavam ou reparavam os televisores valiam-se de uma imagem fixa no ecrã denominada "mira".
Durante muitos anos o estabelecimento que esta semana encerrou (ultimamente denominado Vimagás) funcinou naque espaço de localização estratégica. A loja de eletrodomésticos Artur da Silva Ferreira Lda que poucos anos da sua fundação se expandiu para a comercialização de gás em botija, negócio que ainda se mantém na família tal como o de combustíveis, foi uma referência de Vizela. 
Os filhos de Artur dispuseram ainda de uma outra loja do mesmo ramo na rua Ferreira Caldas onde está hoje a Casa de Móveis Rosita.
Nesta foto, Artur da Silva Ferreira, como um dos
fundadores da Sociedade Columbófila de Vizela. 


CAFÉ 15
Em 1969, Artur da Silva Ferreira fundou um café na Rua Dr. Abílio Torres que viria a denominar-se "Café 15" por ser o único a manter o preço do café à chávena a 15 tostões. Era uma grande atração recebendo muitos clientes da vila e das freguesias vizinhas (onde não havia cafés) e aquistas
Já com a gerência de Emídio Oliveira, este café festejou os 50 anos de atividade, porém viria a encerrar de vez pouco depois mantendo-se o espaço ainda encerrado.
Artur da Silva Ferreira, com visão empresarial, cuja atividade inicial foi a de ourives na Ourivesaria Pinto & Soares na rua Ferreira Caldas, procurou um dos melhores e mais centralizados espaços para abrir a sua loja de eletrodomésticos, aquela que deu origem à Vimagás ("fechamos por motivos alheios à nossa vontade" refere um aviso na vidraça) e que agora, mais de meio século depois, irá dar lugar a um novo negócio. 
Graças ao empreendedorismo de Artur da Silva Ferreira, o pequeno comércio de Vizela foi mais ativo e atrativo durante muitos anos. 
Assim se faz a história do comércio tradicional. 





 



 

Partilhar