Homenagem a Manuel Campelos


Teve início hoje o programa evocativo do centenário de nascimento de Manuel da Costa Campelos, líder do Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela.


No dia em que Manuel Campelos faria 100 anos se fosse vivo (faleceu aos 94 anos) foi depositada no seu jazigo uma coroa de flores da Câmara Municipal de Vizela e placas do MRCV e da PESADA.

Usaram da palavra José Borges pelo MRCV, José Manuel Couto pela PESADA e Victor Hugo Salgado pela Autarquia. 

Familiares (filhos Manuela, Paula, Regina, Alexandra e Rui Campelos), estiveram presentes ladeados por inúmeros vizelenses que acompanharam Manuel Campelos nas lides da luta de Vizela, entre eles Carlos Teixeira a quem coube a primazia de colocar a lápide do MRCV na campa do lutador pela autonomia de Vizela. José Maria Ferreira colocou a placa da PESADA.

No decorrer da Eucaristia celebrada em S. João das Caldas pelo pároco José Marques Machado o sacerdote fez uma sentida homilia de exaltação à persistência de um homem que nunca desistiu de lutar por aquilo em que acreditava.

No monumento de Manuel Campelos foi descerrada uma placa alusiva ao centenário seguindo-se a sessão solene onde usaram da palavra uma neta e uma filha do homenageado e o presidente da Câmara (ver vídeo).

Em agenda das comemorações consta um concerto da banda dedicado a Manuel Campelos, o lançamento de um livro, exposições, debates, etc.


Partilhar