Voto de Saudação pelo centenário de nascimento de Manuel Campelos na Assembleia Municipal


Se Manuel da Costa Campelos fosse vivo faria 100 anos no próximo dia 24 de Fevereiro.

Nascido em Vizela a 24 de Fevereiro de 1924, o primeiro cidadão honorário do jovem Município, foi recordado, a propósito do centenário do seu nascimento, na Assembleia Municipal de Vizela, de anteontem, dia 9 de Fevereiro.

Fernando Carvalho, presidente da Assembleia Municipal, leu, com Rui Campelos na plateia (filho de Manuel Campelos), o voto de Saudação que se segue:

VOTO DE SAUDAÇÃO PELO 

CENTENÁRIO DE MANUEL CAMPELOS 

"No dia 24 de fevereiro celebrar-se-á o centésimo aniversario do nascimento de Manuel da Costa Campelos.

Homem de causas, democrático, político, dirigente, Manuel Campelos veio a ser uma figura maior na luta pela conquista da emancipação administrativa de Vizela.

Natural de Vizela, destacou-se pela forma determinada, apaixonada e incansável que sempre lutou pelo Concelho de Vizela.

Foi dirigente do Futebol Club de Vizela, escritor, tendo publicado dois livros sobre a história do Concelho de Vizela, foi vereador na Camara Municipal de Guimarães, com o propósito de defender os interesses de Vizela e dos vizelenses, tendo renunciado ao mandato, no momento em que Guimarães votou a recusa da criação do concelho de Vizela.

Fundador e líder, durante 40 anos, do Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela, Manuel Campelos, manteve sempre, ao longo deste período, a vontade comum na defesa de uma causa que era de todos.

Foi presença frequente nos corredores da Assembleia da República e decisivo na articulação com os órgãos de comunicação social, que difundiam a apaixonante luta do povo vizelense.

Um homem de causas. O “senhor baixinho, muito bem posto”, sempre de fato e gravata, de relações cordiais, que nunca desistia. Que depois das desilusões, repensava estratégias, sem nunca deixar de acreditar.

Viveu com entusiasmo e felicidade extrema a criação do concelho de Vizela, o culminar de uma intensa manifestação de vontade, do exercício de responsabilidade e dos valores da democracia.

Manuel Campelos integrou a Comissão Instaladora de Vizela.

E, nas primeiras eleições de 2001, foi candidato à presidência de Vizela pelo CDS/PP como forma de agradecimento ao partido que possibilitou o agendamento potestativo da criação do concelho em março de 1998.

Manuel Campelos é Cidadão honorário e foi agraciado com a Medalha de Ouro da Cidade, homenagens que mais que merecidas, foram inteiramente devidas.

Entusiasta e defensor da causa Vizelense, Manuel Campelos, lutou pelo concelho de Vizela, pela autodeterminação, lutou pela democracia.

O seu percurso e personalidade, inspiram-nos hoje, respeito e admiração.

A Assembleia Municipal de Vizela, reunida em sessão ordinária, evoca Manuel Campelos, saudando a memória e o seu exemplo cívico e político, na data em que se comemora o centenário do seu nascimento".

FERNANDO CARVALHO 

Presidente da Assembleia Municipal de Vizela.

***

Entretanto está a ser elaborado um programa pela Câmara Municipal, Biblioteca Municipal, MRCV, PESADA e família de Manuel Campelos, para dar mais ênfase ao centenário referido. 


Partilhar