Vizelenses participaram no 25 de abril e recordaram revolução


 Há 50 anos um grupo de onze vizelenses estavam a dar os primeiros passos na vida militar no caso no Regimento de Infantaria 5 das Caldas da Rainha. O primeiro turno, do qual fazia parte o grupo vizelense, tinha dado entrada no quartel em Janeiro e em Abril marchou para Lisboa a caminho da revolução dos Cravos.


Em Janeiro, 50 anos depois, teve lugar no quartel das Caldas da Rainha o encontro dos militares do primeiro turno de 1974, que se autodenominou os Pichas Frias".

José Manuel Couto usou da palavra e recordou a grande façanha dos jovens soldados, inexperientes com armas, na participação da revolução. 







Alberto Portas disse ao ddV: "De Vizela eramos 11 instruendos a frequentar o curso de sargentos:  Alberto Portas, José Manuel Couto, Magalhães,  Zé Russo, António Espírito Santo, Zé de Lustosa, Augusto Silva, Domingos Freitas, Rocha, Vilas Boas, Joaquim Costa. 

Fizemos todos parte do 25 de Abril assim como todos os acontecimentos marcantes em Portugal antes e após a liberdade. Em Janeiro foi tempo de recordar grandes momentos". - disse.


Partilhar