D. João V nomeou capitão vizelense para desempenho no Brasil

Capitão Henrique Pinto Caldas, Natural de S. João das Caldas de Vizela.


Na busca pela história de Vizela e seus filhos, o nosso colaborador António Cunha descobriu no Arquivo Histórico Ultramarino um documento que aborda um despacho do Rei de Portugal, D. João V, e o vizelense Henrique Pinto Caldas.

Reza o documento:

No dia 02-05-1748, por carta patente, o rei D. João V nomeia Henrique Pinto Caldas como capitão da companhia das ordenanças de pé da freguesia do Curral Del Rei da comarca de Vila Rica, Minas Gerais - Brasil, que vagou por falecimento de Manuel Mendes Coelho.


João V (Lisboa22 de outubro de 1689 – Lisboa, 31 de julho de 1750), apelidado de O Magnânimo, foi Rei de Portugal e Algarves de 1706 até à sua morte. Foi o segundo filho do rei Pedro II e da sua segunda esposa Maria Sofia de Neuburgo. O seu longo reinado de 43 anos pode ser dividido em dois períodos: uma primeira metade, em que Portugal teve um papel ativo e relevante na política europeia e mundial; e uma segunda metade, a partir da década de 1730, em que a aliança estratégica com a Grã-Bretanha gradualmente assumiu maior importância, e o reino começou a sofrer uma certa estagnação. Wikipédia 

Arquivo Histórico Ultramarino: AHU_CU_BRASIL-GERAL, cx. 11, D. 962

Henrique Pinto Caldas, faleceu na freguesia de S. João das Caldas de Vizela no dia 18 de fevereiro de 1768, sendo sepultado no interior da igreja que não a atual igreja. 


Partilhar