O Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, reuniu com a Associação Vizela Skating representada por Alexandra Araújo e José Alexandre Mendes, Associação que anunciou o lançamento oficial da sua nova modalidade: o Hóquei em Patins, um passo que representa muito mais do que a criação de uma secção desportiva — é o regresso de uma das modalidades mais acarinhadas pela cidade de Vizela, símbolo de paixão, tradição e identidade local.
Com o apoio incondicional da Associação de Patinagem do Minho e a equipa técnica já definida, a Associação Vizelaskating garantiu que este será um projeto com valores e ética, e que se compromete a desenvolver um trabalho sério, formativo e sustentável, onde a prática desportiva se alia à educação, ao respeito e ao espírito de equipa. A Vizela Skating realçou que o seu objetivo é formar jovens atletas, detetar e valorizar os talentos locais e devolver a Vizela o orgulho de ver o hóquei em patins a brilhar novamente nas suas pistas.
Por seu lado a Câmara Municipal de Vizela tem vindo a afirmar-se como uma parceira ativa e comprometida com o desenvolvimento desportivo local, apoiando diversas modalidades, clubes e associações que promovem o desporto como fator de inclusão, saúde e identidade comunitária.
É neste contexto que a autarquia tem dado o seu apoio firme à recuperação da modalidade de hóquei em patins em Vizela, através do trabalho notável que está a ser desenvolvido pela Associação VizelaSkating. Esta colaboração insere-se na estratégia do município de diversificar a oferta desportiva e de apoiar novos projetos com impacto positivo na juventude e na comunidade.
Depois de vários anos de ausência, o hóquei em patins volta assim a ganhar expressão no concelho, impulsionado por um projeto sério, estruturado e com forte componente formativa, que visa não apenas o relançamento competitivo da modalidade, mas também a formação para jovens atletas vizelenses.
Para Victor Hugo Salgado ouvido pelo ddV: "O regresso do hóquei em patins a Vizela representa mais do que o renascimento de uma modalidade: representa o reforço da identidade desportiva do concelho, a criação de novas oportunidades para os jovens e a valorização do movimento associativo local.
A autarquia continuará a acompanhar de perto o crescimento da VizelaSkating, reconhecendo o seu papel enquanto agente dinamizador do desporto vizelense e parceiro ativo na construção de um concelho mais saudável, participativo e com futuro". - disse o autarca.
MEMÓRIA
No retrato Anos 1960, equipa de hóquei em patins do Clube Turístico e Desportivo de Vizela.
Em cima: Américo Oswaldo; Zeca do Externato; Sérgio Capela (f) e José Miguel Couto (f).
Em baixo: Fernando Barbosa (f), Artur Belos Ares; José Manuel Ribeiro (f), José Maria Ribeiro.
A modalidade de hóquei em patins era praticada em Vizela no ringue (piso em cimento) do Campo de Tiro (onde está hoje o salão de festas Casa do Park). No parque das Termas, onde está hoje o Parque Infantil, também existiu um ringue de patinagem.
Depois do CTDV, o hóquei passou para o Callidas Clube tendo ficado memorável uma recepção ao FC Porto para a Taça de Portugal com o Parque de Jogos da Junta de Turismo de Vizela (Campo de Tiro) a rebentar pelas costuras. A equipa portista incluía grande parte dos melhores jogadores do mundo entre os quais Cristiano considerado o melhor jogador do mundo. O resultado foi favorável aos portistas (18-2) com os golos vizelenses apontados pelo jovem João Manuel Cunha. Este foi o jogo mais marcante do hóquei em Vizela.
O hóquei em patins foi recuperado depois de grande interregno pelo Futebol Clube de Vizela até que se extinguiu até aos dias de hoje.
(FOTO cedida ao Digital de Vizela por Vasco Paulo Capela, filho de Sérgio Capela).





