A Câmara Municipal promoveu um briefing de segurança no âmbito do Plano coordenação para a Festa da Juventude de Vizela de 2024, com vista a dar resposta à realização deste evento, marcado para o dia 21 de setembro.
Na reunião foram discutidas medidas de segurança do evento com os agentes envolvidos, Câmara Municipal de Vizela, Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários de Vizela, União de Freguesias de Caldas de Vizela (São Miguel e São João) e Empresa de Segurança Privada
Na reunião foram definidos os cortes de trânsito, posicionamento de meios e todas as restantes medidas de segurança a decorrer durante o evento, contando com a presença de todos os agentes envolvidos.
A nível de prevenção e segurança, a Festa da Juventude vai contar com um efetivo da GNR do posto territorial de Vizela e uma equipa do corpo de intervenção na segurança de todo o recinto. Os Bombeiros de Vizela vão assegurar duas ambulâncias, um veículo de comando, com um total de 12 bombeiros, que também vão estar com mochilas de primeiros socorros ao longo de diversos pontos da zona ribeirinha.
O espaço do espetáculo e bares de apoio vai ainda contar com a presença de diversos seguranças da empresa privada de segurança. Na prevenção também vai estar o AMAS, que efetuará a prevenção nas margens do Rio Vizela, na zona ribeirinha desde o açude do Parque até ao ribeiro de Sá, com recurso a barcos, boias e diverso material de salvamento e resgate durante a realização da Festa da Juventude.
No decorrer da Festa da Juventude, a Alameda Ribeirinha 5 de Agosto de 82 irá estar encerrada ao trânsito, para a realização da Festa da Juventude, das 20H00 do dia 21 d setembro às 06H00 do dia 22 de setembro.
PLANOS
Os Planos de Coordenação para Eventos de Nível Municipal são documentos que, pela sua natureza visam regular o planeamento, a organização e a coordenação dos diversos agentes de proteção civil e de todas as entidades com missões de apoio envolvidas durante o decorrer do evento, para no caso de ocorrer alguma situação anómala e inusitada, à qual necessite a sua intervenção, o tempo de resposta e de ação seja minimizado ao indispensável à reposição da normalidade. Caraterizam-se como sendo instrumentos de gestão operacional que visam responder a situações excecionais durante o período de realização de um evento.