A banda vizelense apresenta-se num concerto comemorativo dos seus 40 anos de história este sábado no Auditório Municipal Francisco Ferreira.
A banda SEDARF usa o anagrama de FRADES, lugar (hoje rua) onde nasceu em S. Miguel das Caldas de Vizela no ano de de 1982 precisamente onde residia um dos seus cofundadores José Alves Dias.
Este saudoso vizelense tinha arte para os instrumentos, fazia-os com as próprias mãos e tocava-os. "Em sua casa, em Frades, tiveram lugar os primeiros ensaios", - recorda ao ddV o antigo elemento e também cofundador Joaquim Costa.
"Logo aí enveredamos por um estilo musical muito popular e com diversos temas originais alguns já gravados em cd e k7 como é o caso de Bica de Água Quente de Vizela".
Depois a banda enveredar pelo estilo tradicional português, encaminhou-se mais tarde para o folk. "Movida pela partilha e pela amizade, é com enorme orgulho e satisfação que atinge os quarenta anos de história" - diz Gabriel Costa, vocalista e principal dinamizador que lança assim o espetáculo de sábado: "A banda SEDARF vai proporcionar um concerto intimista onde dará a conhecer canções dos primeiros anos da sua existência, bem como outras mais recentes e acarinhadas pelo público.
VÁRIOS ELEMENTOS FIZERAM PARTE
Ao longo deste percurso passaram vários elementos que contribuíram para a interpretação e criação de muita música mantendo a sua essência até aos dias de hoje: José Alves Dias (falecido), Joaquim Costa, Gabriel Vale, Jesus Dias (f), Gabriel Natário, Fernando Dias, José Manuel Mesquita, Hélder Costa, Susana Costa, Alice Pereira, Arminda Costa, Armando Ferreira Martins, Sónia Ribeiro, Jorge Vieira, Domingos do Barracão, Emília Ribeiro...
Atualmente, a banda, autora do hino de entrada da equipa do FC Vizela nos jogos, é constituída por sete elementos.
ELEMENTOS
Gabriel Natário – bateria
José Pereira – baixo
Filipe Teixeira – guitarra acústica, voz e percussão
Basílio Costa – guitarra acústica e voz
Abel Marinho – guitarra clássica e Voz
José Gabriel Costa – violino e voz
Gabriel Costa – bandolim e voz.