Escola de Atletismo Dulce Félix apresentada hoje em parceria com Hospital da Luz


Foram apresentadas esta manhã, no Hospital da Luz Guimarães as equipas do Team El Comandante e da Escola de Atletismo Dulce Félix. Um encontro que demonstrou a criação de um espaço dedicado ao desenvolvimento de novos talentos e aficionados do atletismo.

Depois de brindados por um momento musical na voz de Fernanda Carvalho que também conduziu a apresentação, as palavras iniciais foram dadas pelo líder, Ricardo Ribas, que em 2018 deu o primeiro passo para o surgimento do Team El Comandante, “estaria a mentir se dissesse que não acreditava que neste momento poderíamos estar aqui.


Na verdade, este projeto veio de um atleta que tinha um sonho, lutou por ele e conseguiu superar-se e conseguiu concretizá-lo, e é nessa entrega que me dedico a cada um dos atletas”. Explicando que para o atleta olímpico o mais importante é criar condições para que façam atividade física, ajudando-os a alcançar objetivos e principalmente, realizarem sonhos.

Seguiram-se as palavras da fundadora da Escola de Atletismo Dulce Félix, que estando num momento diferente da sua carreira desportiva, irá abraçar agora com mais afinco a passagem de valores e experiência aos mais jovens, “algo que ao longo da minha carreira foi fundamental para mim. Tive 3 grandes treinadores e é nesse sentido que desejo continuar a transmitir aos outros esta paixão pelo atletismo”, compartilhou a atleta de renome que na sua visão é esta a grande importância do desporto, a formação dos jovens dando como exemplo o seu modelo de entrega e superação.

Também Ana Abreu, diretora Geral do Hospital da Luz - Guimarães, reconheceu estas parcerias importantes para a manutenção da saúde e bem-estar, algo que aquele hospital preza. “Agradeço a presença de todos, e felicito-me por perceber a importante participação da comunidade na prática desportiva, algo que apoiamos desde sempre”, admitiu, destacando a importância deste contributo para o sucesso das atividades desportivas no Concelho. O Presidente da Tempo Livre, Amadeu Portilha, também se juntou ao painel, dando enfase à importância da criação da pista de Atletismo Gémeos Castro, que em muito apoia a prática desta modalidade em Guimarães. “Guimarães, já desde 1990 que apoia incondicionalmente o atletismo e com a criação da pista ainda se afirmou mais a prática desta modalidade inspirada por aqueles dois jovens irmãos de Fermentões que deram nome à pista”. Domingos Castro, recém-eleito Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, marcou presença, valorizando o papel da federação no fomento do atletismo em Portugal, mencionando o Campeonato de Corta Mato que irá acontecer na sua Cidade Natal e o que isso o orgulha, “costumo dizer que sou uma pessoa de sorte. E na verdade este acontecimento que irá marcar o primeiro grande evento depois da minha tomada de posse, e ser em casa, só pode ser uma feliz coincidência”.

O Vereador do Desporto em Guimarães, Nelson Felgueiras também fez questão de dar os parabéns ao casal de atletas, terminando a sessão de discursos com uma boa noticia, “Vou fazer este anúncio em primeira mão. Vamos ter um piso de tartan novo na pista”, sendo aplaudido pela plateia composta de atletas que ficaram agradecidos pela revelação. Acrescentou depois a satisfação de sentir que em Guimarães, “temos cerca de 10 mil atletas federados, e temos mais clubes criados que freguesias, o que demostra a grande adesão ao desporto pela comunidade vimaranense”, facto que mereceu destaque por parte do autarca, reafirmando o apoio da Câmara Municipal ao desporto local e a importância destas iniciativas para o desenvolvimento da juventude e da comunidade.

Também de referir a presença de Flávio Freitas, presidente da União de Freguesias de conde e Gandarela de onde Dulce Félix é natural, mostrando o seu apoio aos atletas e à prática desportiva local.

O evento foi marcado também pela entrega de Braçadeiras aos Capitães de Equipa, Marisa Fernandes e Marco Pinto, que aceitaram esta nobre missão para a época 2024/2025.

No encerramento, houve lugar à confraternização, onde atletas e convidados interagiram, partilharam experiências e celebraram juntos o início dessa nova jornada no atletismo em Guimarães.

Partilhar