A poucos meses das eleições autárquicas é natural que os partidos e coligações estejam nesta altura a trabalhar na composição das respectivas listas às assembleias de freguesia, assembleias municipais e câmaras municipais.
Ainda no campo das hipóteses os cinco candidatos às freguesias e união de freguesias do concelho Vizela do Partido Socialista de Vizela deverão ser uma aposta na continuidade dos atuais presidentes: em S.João/S.Miguel (José Armando Branco), S.Paio/Tagilde (António Ferreira) e Infias (Hélder Magalhães).
Em Santa Eulália o candidato será Pedro Martins, atual vice-presidente da Junta de Freguesia daquela vila dado que o atual presidente Manuel Pedrosa atinge o limite de 3 mandatos e não pôde voltar a candidatar-se.
Em Santo Adrião, o Partido Socialista de Vizela deverá voltar a apostar em João Costa (presidente da União Desportiva e Cultural de Santo Adrião), candidato vencido em 2021 contra o atual presidente de Junta Carlos Magalhães. Este autarca do PSD também está em final de mandatos e não pode voltar a concorrer.
![]() |
Cristina Coelho |
S. PAIO E TAGILDE?
Considerando que a Assembleia da República aprovou a desagregação de inúmeras freguesias, entre elas a união de freguesias de S. Paio/Tagilde, é ainda uma incógnita se o ato eleitoral isolado para estas duas autarquias ocorre já nas próximas eleições autárquicas ou depois. Seja como for o Partido Socialista de Vizela deverá apostar em Cristina Coelho, membro do Executivo da União de Freguesias S. Paio/Tagilde, como candidata à Junta de Freguesia de Tagilde e no caso António Ferreira concorre apenas a S. Paio.
Todos os partidos e coligações de Vizela ainda não fizeram as apresentações oficiais dos seus candidatos aos órgãos autárquicos vizelenses.
Apenas Victor Hugo Salgado (PS) se apresentou como candidato ao cargo que exerce atualmente de presidente da Câmara Municipal de Vizela sendo quase garantido que o socialista Fernando Carvalho será o candidato a presidente da Assembleia Municipal, órgão autárquico que lidera atualmente. DDV