B-Girl Inês Martins vencedora das Battle Kids da 1.ª edição do Festival Dançart em Vizela.
Nos dias 9 e 10 de maio, Vizela acolheu a primeira edição do Festival Dançart, e a ADV – Associação de Dança de Vizela marcou presença com uma forte comitiva de jovens b-girls. Ao todo, foram 12 as b-girls que representaram a associação neste evento: B-Girl Yaz, Leonor Castro, Inês Alice, Sandra Pereira, Lorena Azevedo, Margarida Monteiro, Diana Ribeiro, Clara Faria, Matilde Machado, Maria Clara Ferreira, Maria Leonor Sampaio, Mafalda Pedrosa e Jessica Correia.
As alunas participaram nas Battles Breaking e, no caso de sete delas, também nas Battles Kids. Nesta última categoria, cinco b-girls — Inês Martins, Clara Faria, Maria Clara Ferreira, Maria Leonor Sampaio e Jessica Correia — chegaram ao Top 8. Entre estas, três alcançaram o Top 4 (Inês Martins, Maria Clara Ferreira e Maria Leonor Sampaio), com a Inês a destacar-se como grande vencedora da categoria, fruto de uma performance confiante e tecnicamente sólida.
Na categoria Breaking, onde todas as restantes participações foram de dançarinos profissionais, as representantes da ADV deram tudo em palco. Embora não tenham conseguido um lugar no Top 8, enfrentaram o desafio com grande coragem, atitude e entrega.
Para Helena Neto, presidente da associação, “Foi um gosto participar neste festival, pois todos os momentos de aprendizagem e partilha são importantes para o crescimento dos nossos alunos, tanto a nível artístico como pessoal, e a ADV – Associação de Dança de Vizela não poderia deixar de estar presente nesta 1.ª edição do Festival Dançart, reforçando o seu compromisso com a promoção da dança e o desenvolvimento dos jovens talentos da região.”O Breaking é uma das disciplinas em que a ADV apostou desde o seu início, incentivando os alunos a participarem regularmente em Battles e outros eventos que promovam o desenvolvimento técnico, criativo e humano destes jovens.
----
ADV promoveu primeira caminhada solidária em Vizela
No passado domingo, a ADV – Associação de Dança de Vizela organizou a sua primeira caminhada solidária. O percurso começou na margem ribeirinha de Vizela e seguiu até às cascatas, passando pelos passadiços, num ambiente cheio de energia, alegria e espírito de grupo.Antes da caminhada, a professora Cláudia Abreu dinamizou o aquecimento e algumas atividades para promover a interação entre os participantes. Já depois do almoço convívio, foi também ela quem deu uma aula de zumba. Apesar da chuva nesse momento ter afastado algumas pessoas, quem ficou aproveitou cada minuto com entusiasmo. “Quem esteve connosco não deixou o entusiasmo de lado e aproveitou cada minuto”, disse Helena Neto, responsável da ADV.
Helena destacou ainda que esta foi uma excelente oportunidade para reunir a grande família da dança, num momento de partilha, convívio e união. “Foi bonito ver alunos, famílias e amigos juntos por uma causa que é de todos.”
Esta iniciativa teve como objetivo angariar fundos para as novas instalações da associação e para ajudar na deslocação dos alunos de competição ao All Dance Intercontinental & Europe, que se realiza em Tarragona, Espanha, de 13 a 20 de julho.
✍️Agostinho Freitas