TONDELA - ALVERCA, 1-2
DO CÉU AO 3⁰ LUGAR
Com o resultado de Tondela a oscilar periodicamente (1‐0; 1-1 e 1-2) e depois a pender para o Alverca, o Vizela, que passou pelas três posições da tabela classificativa enquanto essas partidas decorriam, viu as suas legítimas pretensões serem arredadas para o lugar menos desejado (3⁰) com um golo que gelou o estádio perto do final, um lance de infortúnio. Agora a equipa vizelense já não depende apenas de si para subir de divisão diretamente.
O Vizela vai ter de vencer em casa do Marítimo e esperar um desaire do Tondela (joga em Leiria) ou do Alverca (recebe o Portimonense) para subir diretamente.
Ao longo da partida percebia-se que um golo de diferença era jogar no fio da navalha até porque o primeiro lance de perigo (bola no poste) pertenceu aos forasteiros..
O infortúnio aconteceu num lance sagaz dos forasteiros e o Vizela desceu num ápice do céu (1⁰) ao inferno (3⁰), ou limbo...Ninguém merecia! Um auto-golo de João Reis gelou o estádio e silenciou toda a cidade.
Na jogada anterior o dianteiro Milanovich teve o golo à sua mercê, mesmo no culminar da partida, porém em dois remates falhou o alvo.
O Académico foi sempre um nó difícil de desatar. Na primeira parte os Vizelenses tiveram de se transformar em Viriatos para chegarem ao golo que saiu dos pés de Morschel num remate à meia volta em bom trabalho individual. A tranquilidade estava do lado dos viseenses com a sua situação classificativa resolvida. O Vizela, desprovido de Lebedenko, jogava em brasas mas ia tudo fszendo pelo golo tranquilizador todavia o desacerto no último remate foi uma constante.
No segundo tempo os viseenses entraram expeditos como que dizendo que o Vizela necessitava urgentemente do segundo golo para ganhar tranquilidade...e alguns silêncios na bancada indiciavam o receio da contra-ofensiva.
O Vizela voltou a assumir os comandos do jogo mas com remates que esbarravam sempre em alguém ou saíam ao lado rente aos postes...
O jogo, para os vizelenses, acabou da pior forma.
A vencer até aos 90 minutos e depois deu-se o auto-golo que castiga severamente o Vizela sem que isto ponha em causa a brilhante temporada...
O Vizela teve o pássaro na mão mas deixou-o fugir e desceu ao 3⁰ lugar (play-off da classificação). O silêncio foi sepulcral no final do famigerado jogo.
Ainda há vida. Ainda há uma jornada (ou três) ...e um play-off de subida (com o Estrela, Aves, Farense ou Boavista) que ainda ninguém sabe quem vai disputar. Mas é preciso continuar a acreditar.
Termina a partida com um desolador empate que relega o Futebol Clube de Vizela para a 3ª posição.
90, mais 5 minutos de compensação.
90, GOLO DO ACADÉMICO. Vizela sofreu golo do empate no cair do pano...balde de água fria.
89, Milovanovic falha o golo que arrumava a contenda.
88, adeptos cantam "Até morrer, Vizela até morrer:
84, saem Diogo Nascimento e Vivaldo Semedo. Entram Schutte e Milanovich.
81, vizelenses festejam o 2-2 no Tondela-Alverca mas é o segundo golo anulado ao Tondela.
🟨 77, cartão amarelo para Tol do FCV
75, sai Ramos (tinha cartão amarelo) e entra Tol.
70, Vizelenses sentem que resultado é magro e este Académico tem fibra.
63, no Vizela saem Thio e Jair Semedo. Entram Prosper Obah e Busnic.
60, Vizela insiste na procura do golo mas o Académico cria calafrios nos contra ataques.
46, bom remate de João Reis para grande defesa de Monteiro.
15h05, começo da segunda parte.
INTERVALO, 1-0
Nó difícil de desatar este Académico de Viseu. Vizelenses tiveram de se transformar em Viriatos para chegarem ao golo que saiu dos pés de Morschel. A tranquilidade está do lado dos viseenses que têm a sua situação classificativa resolvida. O Vizela tem feito tudo pelo golo...
Com o Alverca a vencer ao intervalo em Tondela o golo de Morschel coloca o Vizela em primeiro lugar à condição.
☆
⚽️ 45, GOLO VIZELA, marca Morschel. Bola com resalto entra pela primeira vez na baliza de Sampaio. Delírio no estádio. Explosão de alegria. 1-0
38, remate perigoso de Loppy rente ao poste. Visitantes não rematam desde o minuto 4.
35, árbitro Anzhony Rodrigues vai permitindo as quebras de jogo sobretudo do guarda-redes Sampaio.
🟨 30, amarelo para Ramos do FCV.
27, Vizela na procura do golo mas bola não chega com perigo à baliza de Sampaio.
25, mais um remate do FCV esbarrado
17, bola corre toda a linha do Académico e ninguém empurra para o golo. Que grande oportunidade.
15, remate de Jair Semedo à figura de Sampaio.
15, partida está prensada. Académico sem pressa alguma.
9, ocasião de golo para o Futebol Clube de Vizela. Remate de Thio de cabeça passou ao lado.
5, Académico envia bola ao poste. Calafrio.
4, Tondela marca e no estádio do Vizela festeja-se.
1, João Reis no lugar do lesionado Lebedenko. Yannick Semedo regressa.
ANTEVISÃO
À mesma hora do Tondela-Alverca. O Vizela sobe hoje à I Liga se vencer e o Alverca perder nesta penúltima jornada. A expetativa é grande e hoje poderá ser um dia de festa na cidade.
O Vizela, 2⁰ classificado, e o Tondela, já têm o 3⁰ lugar de play-off de subida garantido.
O Alverca ainda tem o Torreense à perna quanto ao 3⁰ lugar. A equipa de Torres Vedras esteve hoje a perder por 0-2 com o Leixões mas deu a volta ao resultado vencendo por 3-2. A esperança do Torreense e ténue: tem de vencer os despromovido Mafra na próxima jornada e esperar que o Alverca perca os seus dois jogos: (Tondela e Portimonense). Não é fácil.
Anzhony Rodrigues é o árbitro de hoje no Vizela-Académico último jogo da temporada em casa. Apitou o Vizela, 5 - Feirense, 0.
No fundo da tabela o Mafra já desceu à Liga 3. Oliveirense, Paços de Ferreira e Porto B ainda têm contas a ajustar.
.
.
Ouça nos vídeo a antevisão de Fábio Pereira treinador do FC Vizela.
☆
O mister Sérgio Vieira deu, no final desta manhã, a habitual conferência de imprensa de antevisão à partida deste domingo, frente ao FC Vizela.
Sérgio Vieira relembrou o passado do adversário e o peso que tem na firmeza do clube: “É um clube que desceu da Primeira Liga, com rotinas e estrutura de Primeira Liga. Vem de várias épocas consecutivas nesse patamar, e por esta altura, no ano passado, estava ainda na primeira”.
O técnico viseense destacou ainda a importância de manter uma mentalidade forte, independentemente dos objetivos já não passarem pela subida ou presença no play-off:“Queremos, acima de tudo, provar a nós próprios do que somos capazes, perante todas as circunstâncias que estamos a viver: as ausências e os objetivos do momento. Vamos encarar este jogo com todo o respeito por eles, por nós, pelos nossos adeptos, pela nossa identidade, pelos nossos valores e pela nossa ambição”.
Também rejeitou a ideia de que a ausência da pressão classificativa possa afetar o jogo: “A pressão que existe no futebol, no desporto e que deve existir na vida tem de vir de dentro de nós. (…) Mesmo que os grandes objetivos da época já não estejam presentes, temos outros, provavelmente mais valiosos, que serão a base para o sucesso daqui a uns meses, ou nos próximos anos”.
Por fim, Sérgio Vieira abordou aquilo que realmente importa para o Académico de Viseu nesta fase da época: “Vamos fazer de tudo para vencer, mas com respeito pelo adversário, pelo ambiente, focados exclusivamente em nós, nos nossos jogadores, adeptos e na nossa história. Isso é o mais importante”.
O Académico de Viseu joga este domingo em Vizela. Os Viriatos visitam o FC Vizelaàs 14H, para o jogo da jornada 33, da Liga Portugal 2.
In site do Académico de Viseu