Domingos Pinheiro reconhecido hoje e sempre


Foi esta manhã descerrado um memorial em honra do ex industrial e ex provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vizela, Domingos Vaz Pinheiro na avenida que detém o seu nome.

Ladeados pelos filhos de Domingos Vaz Pinheiro - José Adriano, Paulo Alexandre e Avelino Narciso -, Victor Hugo Salgado e José Armando Branco descerraram a bandeira de Vizela da placa inaugurativa tendo ainda ao seu lado Francisco Ferreira, primeiro presidente da Câmara Municipal de Vizela. 

Na rotunda da mesma avenida que dá acesso ao Pingo Doce e ao campo de futebol do Santo Adrião, foi descerrado o memorial com a foto do ex provedor e uma simbólica frase condizente com o espírito empreendedor de Domingos Vaz Pinheiro: " "A minha forma de estar na vida foi sempre lutar por mais".

Ouça no vídeo os discursos de José Vaz Pinheiro, José Armando Branco e Victor Hugo Salgado. 

(Vídeo) 


DISCURSO DO PRESIDENTE DA UNIÃO DE FREGUESIAS DE VIZELA, JOSÉ ARMANDO BRANCO. 

Ex.mo Sr. Dr. Victor Hugo Salgado, digníssimo presidente da Câmara Municipal de Vizela.
Permita me que na sua pessoa cumprimente todos os presentes e muito especialmente os familiares do saudoso e Amigo Sr. Domingos Vaz Pinheiro.

Encontramo-nos aqui hoje para solenemente recordar um homem que tinha Vizela no coração.
Um homem com o qual trabalhei no associativismo local, que era meu prezado Amigo e com quem aprendi imenso.
Domingos Vaz Pinheiro foi um grande benemérito e dirigente das instituições locais como os Bombeiros ;
- No Futebol Clube de Vizela onde foi o primeiro presidente a dar um título nacional da 3ª Divisão a este clube;
- Na Santa Casa da Misericórdia de Vizela onde viu muito à frente dotando esta instituição de cariz social das mais futuristas instalações como o Lar Torres Soares, as creches e a Unidade de Cuidados Continuados;
- Foi fundador da Rádio Vizela e do Rotary Club de Vizela e seu primeiro presidente.
- Preocupou-se com a luta autonómica de Vizela, fez parte do MRCV e patrocinou a viagem dos centenas de vizelenses à Assembleia da República.
- Domingos Vaz Pinheiro integrou a Assembleia de freguesia de S. João das Caldas num período difícil da vida autárquica local quando Vizela vivia completamente abandonada por Guimarães.

- Domingos Pinheiro foi um homem empreendedor criando centenas de postos de trabalho que foram o garante do modo de vida e sustentabilidade de muitas famílias de Vizela.
- Era um homem que não sabia dizer não e a todos ajudava. Era solidário e compreensivo.
A sua partida para a eternidade em Dezembro de 2017 deixou em todos nós um pesado vazio e uma perda que Vizela jamais esqueceu. Esta homenagem póstuma vem ao encontro da saudade que todos sentimos e do reconhecimento que todos lhe devemos agora e sempre.
Felizmente, Domingos Vaz Pinheiro deixou descendentes que muito me orgulha ter como amigos e são, tal como o seu pai, reconhecidos bons vizelenses.

José Vaz Pinheiro, Narciso Vaz Pinheiro e Paulo Vaz Pinheiro honram o nome do seu progenitor seguindo-lhe os passos no associativismo, no mundo laboral e no amor a Vizela. Felicito-os com todo o carinho sem esquecer as suas famílias.
Por último uma palavra de apreço para o Dr. Victor Hugo Salgado que tem aliado ao grande desenvolvimento operado em Vizela o justo reconhecimento de altruístas vizelenses como foi com toda a certeza o saudoso Sr. Domingos Vaz Pinheiro a quem hoje como ontem rendemos o nosso preito de gratidão.
Obrigado por tudo Domingos Vaz Pinheiro.
Que Deus o tenha a seu lado.


Partilhar