No final do ano o presidente da direcção do Futebol Clube de Vizela, cessa funções.
Ao fim de 15 anos ininterruptos à frente do clube mais representativo e mais antigo (1939) do concelho de Vizela, Eduardo Guimarães decidiu colocar um ponto final na carreira que desempenhava por carolice e amor ao clube que antes de chegar à presidência representou como atleta em todos os escalões incluindo nos séniores.
![]() |
Eduardo nos iniciados do FCV |
Eduardo Guimarães disse ao Digital de Vizela que sairá tranquilo do dever cumprido depois de ter assumido os destinos do clube quando muitos já vaticinavam o pior cenário.
Tendo por suporte um PER-Processo Especial de Revitalização (uma alternativa ao processo de insolvência para empresas em dificuldades económicas ou com insolvência iminente como era o caso do Futebol Clube de Vizela à época), Eduardo Guimarães viu o clube acordar com diversos credores dívidas antigas colmatando outras podendo se dizer que hoje o barco navega em águas calmas e sem rombos; de permeio festejou a subida do clube aos campeonatos profissionais inclusive à I Liga onde cumpriu três épocas; permitiu a entrada necessária e imprescindível de investidores estrangeiros; viu o ficheiro de associados atingir o número recorde de 4 mil sócios; recebeu prémios do seu dirigismo e ganhou a simpatia e o indiscutível apoio de todos os adeptos e associados.
Eduardo Guimarães pretende sair mas com a certeza de que o clube não cairá num vazio diretivo: "Espero que nas eleições surjam várias listas, todavia não estaria a ser transparente e cuidadoso com o futuro do clube depois de mim se não dissesse que tenho alguém que vejo com bons olhos para ocupar o meu lugar. Mas essa é uma decisão que pertence aos sócios. A mim compete me ter a certeza que ao sair há alguém para assumir, alguém que eu confio plenamente e que tenho a certeza fará um bom trabalho interligado com todas as valências do FCV incluindo a Futebol Clube de Vizela-Futebol SAD."
Eduardo Guimarães espera entre 15 dias, ou já no próximo domingo, ter mais uma vez a oportunidade de festejar a subida ao campeonato maior do seu clube de coração: "Ao fim destes 15 anos de trabalho adorava ter essa prenda". - disse.
Antes disso, na pretérito sexta-feira, realizou-se a assembleia do Futebol Clube de Vizela com Eduardo Guimarães a apresentar as contas de 2024 das quais resultou um saldo positivo de 22.251,22€ que foram aprovadas por unanimidade. ddV