José Oliveira Júnior (Chefe Zeca), ex chefe de agrupamento do CNE de S. Miguel das Caldas e aindo o chefe Amadeu Fernandes e o assistente Padre Constantino Matos de Sá (ausente por motivos de saúde) foram distinguidos pelos 50 anos ligados ao escutismo com a Anilha de Ouro.
Celebrações oficiais do 101.º aniversário do Núcleo de Guimarães, pertencente ao Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, tiveram lugar no passado sábado, dia 24 de maio.
O Núcleo de Guimarães é composto por 53 agrupamentos dos concelhos de Guimarães e Vizela, e este evento reuniu cerca de mil escuteiros oriundos desses agrupamentos, num dia repleto de simbolismo, alegria e espírito de união.
As comemorações dividiram-se em dois momentos distintos:
Durante a manhã, e em parceria com os Bombeiros Voluntários de Guimarães, os escuteiros participaram em atividades lúdicas e pedagógicas, inseridas nas Jornadas Nacionais dos Bombeiros. Estas dinâmicas proporcionaram experiências enriquecedoras, promovendo o espírito de cidadania, segurança e serviço à comunidade.
Durante a tarde, o Núcleo prestou homenagem a 22 dirigentes que contam com mais de 50 anos de investidura de dirigente e serviço ativo no escutismo como foi o caso de José Oliveira Júnior (Chefe Zeca), ex chefe de agrupamento do CNE de S. Miguel das Caldas e ainda deste agrupamento o chefe Amadeu Fernandes e o assistente Padre Constantino Matos de Sá. O padre Matos antigo pároco e assistente de Moreira de Cónegos também foi distinguido.
A esses foi atribuída a Anilha de Ouro do Núcleo de Guimarães, como forma de reconhecimento por uma vida dedicada ao movimento escutista.
A cerimónia solene foi acompanhada musicalmente pela banda “Uma Espécie de Banda”, formada por escuteiros do agrupamento de Lordelo, que abrilhantaram o momento com entusiasmo e qualidade.
O núcleo contou ainda com a presença do Assistente de Núcleo Padre Leonel Cunha, o Arcipreste de Guimarães e Vizela P. Samuel Vilas Boas, assim como antigos Chefes de Núcleo, Ernesto Machado e José Manuel Antunes, Chefe Regional Adjunta Mafalda Pereira, entre outros.
Como destacou o Chefe de Núcleo Alexandre Novais na sua mensagem:
“Estes dirigentes não contam os anos, contam histórias! Histórias de dedicação, serviço e uma entrega silenciosa, e de muita paciência também.
Hoje, ao atribuir a anilha de Ouro, não entregamos apenas um símbolo. Entregamos um "obrigado" profundo, sentido, emocionado.
O vosso exemplo inspira gerações. Os vossos passos abriram caminhos que hoje, estes e os demais jovens escuteiros percorrem.”
No balanço das cerimónias de aniversário o Núcleo escutista considerou:
Foi, sem dúvida, um dia bonito e memorável, vivido com intensidade e alegria por todos os presentes.
A todos os que contribuíram para o sucesso desta celebração: dirigentes, escuteiros, familiares, parceiros e instituições envolvidas, o nosso mais sincero agradecimento.