Morreu Nikolov antigo treinador do Callidas Club

Treinador búlgaro de andebol evidenciou se em Guimarães ao serviço do Desportivo Francisco de Holanda (onde também jogou) e em Vizela no Callidas Clube onde cumpriu cinco épocas de grande relevo para o andebol local levando o clube vizelense a disputar a II Divisão Nacional. 

Dimitre Nikolov tinha 67 anos (fazia anos esta quarta-feira), vivia em Guimarães e encontrava se doente há algum tempo.

João Vaz, presidente do Callidas Club lamentou a morte de "um grande desportista que deu forte impulso ao andebol em Vizela apresentando condolências a toda a família". 

Nikolov faleceu no Hospital de Coimbra onde estava internado nos cuidados intensivos devido a problemas de coração.

Na sua página do facebook, o Xico Andebol O Xico Andebol "lamenta profundamente o falecimento de Dimitar Nikolov, treinador e mestre que marcou uma geração e deixou legado eterno no andebol de Guimarães e do Xico Andebol".

O velório realiza-se amanhã, a partir das 17h00, na Capela mortuária de Santos Passos e na 3ª feira, pelas 11h30, segue para o crematório de Guimarães. 


Domingos Bragança manifesta o seu pesar pelo falecimento de Dimitar Nikolov


Dimitar Nikolov foi uma figura marcante do andebol em Guimarães, tendo sido embaixador de Guimarães - Cidade Europeia do Desporto 2013.


Dimitar Nikolov foi uma figura marcante do andebol em Guimarães, tendo deixado um legado duradouro no Desportivo Francisco de Holanda, clube que viria a dar origem ao atual Clube Desportivo Xico Andebol. Natural da Bulgária, Nikolov chegou a Portugal como jogador, mas foi como treinador que mais se destacou, liderando a equipa sénior masculina do DFH. 


Em 2013, ano em que Guimarães foi distinguida como Cidade Europeia do Desporto, Nikolov teve um papel ativo na promoção da modalidade, contribuindo para a organização e sucesso do Torneio Internacional de Andebol. O seu envolvimento e dedicação ao desporto local fizeram dele um verdadeiro embaixador da cidade e da modalidade. Há alguns anos que Nikolov começou a dedicar parte do seu tempo às artes plásticas, tendo inclusive sido promovida uma exposição de pintura, “Perfeitamente imperfeito”, na União de Freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião, em 2022. 

Nikolov, que nasceu em maio de 1957, na Bulgária, faleceu na madrugada deste domingo, 25 de maio de 2025. A sua perda é profundamente sentida por todos aqueles que tiveram o privilégio de o conhecer e trabalhar consigo. O seu contributo para o andebol em Guimarães e em Portugal será sempre lembrado. 


Domingos Bragança realça a importância de Dimitar Nikolov na promoção do Desporto e do Andebol em Guimarães, e manifesta pesar pelo seu falecimento, apresentando à sua família e amigos as mais sentidas condolências. 



Partilhar