A Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Vizela aprovou por unanimidade o Plano Operacional Municipal (POM) de Vizela para o ano de 2025, apresentado pelo Gabinete Técnico Florestal do Município, em reunião do dia 15 de maio.
A Comissão presidida pelo Presidente da Câmara, Victor Hugo Salgado, é composta por dois Presidentes das Juntas de Freguesia (Junta de Freguesia de Santa Eulália e Junta de Tagilde e Vizela (S. Paio), pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, pela Guarda Nacional Republicana, pelo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vizela, pela Associação Silvicultores do Vale do Ave e pelo Coordenador Municipal de Proteção Civil. Esta Comissão é uma estrutura de articulação, planeamento e ação, que tem como missão a coordenação dos programas de defesa da floresta, a desenvolver no combate aos incêndios florestais, ao nível do Município de Vizela.
Este Plano, de carácter reservado, corresponde ao Caderno III do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Vizela, e define a estratégia de prevenção e combate dos incêndios florestais e regula a articulação entre entidades e organismos municipais e distritais. Neste Plano estão definidos os meios humanos e respetivos contactos, os meios técnicos e materiais que serão utilizados nas operações de vigilância e deteção, fiscalização e primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio, bem como a sua coordenação no teatro de operações e a cartografia de apoio à decisão operacional.