Doze distritos sob aviso amarelo devido ao calor e 40 concelhos em perigo máximo de incêndio


As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus Celsius e os 24 e as máximas entre os 26 e os 40.
Previsão para Vizela até quarta 

Doze dos 18 distritos de Portugal continental estão esta quinta-feira sob aviso amarelo devido à continuação de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viseu, Porto, Santarém, Viana do Castelo e Braga vão estar com aviso até às 18:00 de hoje e Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Beja, Castelo Branco e Portalegre até às 21:00 de sexta-feira.

IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo e possibilidade de ocorrência de aguaceiros, que pontualmente poderão ser de granizo, e de trovoada no interior Norte e Centro durante a tarde.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado, predominando do quadrante oeste, neblina ou nevoeiro em alguns locais do litoral, subida de temperatura nas regiões Norte e Centro, em especial da máxima, e descida da temperatura máxima no Algarve.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus Celsius (em Leiria) e os 24 (em Portalegre e Castelo Branco) e as máximas entre os 26 (em Aveiro) e os 40 (em Castelo Branco).

De acordo com o site do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), desde o início do ano e até hoje ocorreram 2.672 ocorrências de fogo, tendo ardido 6.359 hectares em espaços rurais.

Partilhar