Ex Vereador Alberto Oliveira homenageado


A Junta de Freguesia da Costa homenageou o ex vereador da Câmara Municipal de Guimarães, Alberto Oliveira, antigo coordenador do futebol juvenil do FC Vizela e impulsionador do novo formato das Festas de Vizela (ao lado de José Armando Branco).
Alberto Oliveira, hoje com 71 anos, foi presidente da Junta de Santa Marinha da Costa durante vários mandatos e hoje aquela autarquia prestou lhe homenagem (há quem defenda que merecia também  da parte da Câmara Municipal de Guimarães onde foi um dos Vereadores das obras mais dinâmicos de sempre e das Festas Gualterianas onde foi importante mentor). 



Numa mensagem o seu filho mais velho e comentador do Porto Canal Victor Oliveira (o mais novo é o radialista Filipe Oliveira) escreveu:

🥇𝗨𝗠 𝗗𝗜𝗔 𝗙𝗘𝗟𝗜𝗭…🥇

𝗢 𝗺𝗲𝘂 𝗣𝗮𝗶 𝗳𝗼𝗶 𝗵𝗼𝗺𝗲𝗻𝗮𝗴𝗲𝗮𝗱𝗼 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗙𝗿𝗲𝗴𝘂𝗲𝘀𝗶𝗮 𝗼𝗻𝗱𝗲 𝗻𝗮𝘀𝗰𝗲𝘂 𝗲 𝘃𝗶𝘃𝗲𝘂! 𝗘 𝗾𝘂𝗲 𝗱𝗲𝗳𝗲𝗻𝗱𝗲𝘂 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝗣𝗿𝗲𝘀𝗶𝗱𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗲 𝗝𝘂𝗻𝘁𝗮 𝗾𝘂𝗮𝗻𝗱𝗼, 𝗮𝗼𝘀 𝟮𝟱 𝗮𝗻𝗼𝘀, 𝗶𝗻𝗶𝗰𝗶𝗼𝘂 𝗰𝗮𝗿𝗿𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗽𝗼𝗹𝗶́𝘁𝗶𝗰𝗮 𝗮𝗼 𝗦𝗲𝗿𝘃𝗶𝗰̧𝗼 𝗱𝗮𝘀 𝗣𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮𝘀. 𝗛𝗼𝗷𝗲, 𝘁𝗲𝗺 𝟳𝟭. 

Para um filho, é sempre uma alegria, uma honra, ver o trajeto do seu Pai reconhecido. É-o para mim, como é seguramente para o meu irmão e para toda a minha família, em especial para a minha Mãe e para os meus filhos Santiago, Maria e Mafalda, que também olham para o avô Alberto como um exemplo...
As homenagens devem ser feitas. São sinónimo de gratidão. E o que fica nas nossas vidas são os ensinamentos que recebemos pelo exemplo, em benefício do desenvolvimento de uma população, de um concelho, de clubes desportivos ou de instituições culturais de Guimarães. 

São exemplos a fundação da JUNI - Jovens Unidos Num Ideal, a participação na Unidade Vimaranense a convite do Senhor António Xavier, os 8 anos como atleta de andebol no Desportivo Francisco de Holanda e Vice-Presidente do Xico durante três anos, a colaboração como voluntário e como Presidente da Casa da Marcha, onde esteve 40 anos, 15 dos quais na coordenação das Festas Gualterianas. 

Foi Presidente de Junta da Costa (12 anos), Adjunto e, depois, Vereador do Departamento de Obras Municipais, que liderou durante 15 anos - uma marca que não mais será ultrapassada, enquanto permanecer em vigor o limite legal de mandatos autárquicos, de 12 anos. 

Antes de Vizela ser concelho, foi Vice-Presidente do FC Vizela, entre 1992 e 1994, no mandato de Paulo Pinheiro, tendo assumido igualmente a coordenação do Departamento de Futebol Juvenil do clube. Ainda em solo termal, foi o impulsionador do novo modelo das Festas de Vizela, ao lado de José Armando Branco.  

Após 31 anos, entre Presidente da Junta da Costa e funções exercidas na Câmara de Guimarães, decidiu retirar-se da vida autárquica. Seguiu-se uma experiência como Vice-Presidente do Vitória, integrando a Direção de Emilio Macedo da Silva, que devolveu o clube ao principal escalão do futebol português. 

Agora, a sua Freguesia (de sempre) prestou uma homenagem ao meu Pai e à Irmandade Nossa Senhora do Carmo (Penha), simbolicamente no Dia da Padroeira da Freguesia, que a Junta presidida por Vítor Matos instituiu como Dia da Freguesia e que, este ano, foi complementado com a apresentação de um hino oficial. 

Uma homenagem que contou com a presença do Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Guimarães, José João Torrinha, e da Senhora Vice-Presidente do Município, Adelina Paula Pinto, em representação do Presidente da Edilidade, Domingos Bragança, ausente devido a férias. 

𝗨𝗺 𝗿𝗲𝗰𝗼𝗻𝗵𝗲𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗻𝗼 𝗮𝗱𝗿𝗼 𝗱𝗮 𝗜𝗴𝗿𝗲𝗷𝗮 𝗱𝗮 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮, 𝗾𝘂𝗲 𝗺𝘂𝗶𝘁𝗼 𝗱𝗶𝘇 𝗮𝗼𝘀 𝗵𝗮𝗯𝗶𝘁𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗱𝗮 𝗙𝗿𝗲𝗴𝘂𝗲𝘀𝗶𝗮. 𝗨𝗺 𝗴𝗲𝘀𝘁𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝗰𝗼𝗻𝗱𝘂𝘇 𝗮 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗮 𝗺𝗲𝗺ó𝗿𝗶𝗮 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮𝘀 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗮𝘀 𝗼𝗿𝗶𝗴𝗲𝗻𝘀. 𝗘 𝗾𝘂𝗲, 𝗽𝗼𝗿 𝗶𝘀𝘀𝗼, é 𝗮𝗶𝗻𝗱𝗮 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗲𝘀𝗽𝗲𝗰𝗶𝗮𝗹… 🫶
Vítor Oliveira 

Partilhar