Socialista Henrique Pedro (do lado direito) apresenta candidatura em Moreira de Cónegos com plano de habitação para o futuro numa vila de autarquia gerida pelo PS.
Lista do Partido Socialista assume compromisso com o futuro da Vila e propostas. Atual presidente António Brás recusou concorrer a novo mandato.
A candidatura de Henrique Pedro à Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos foi formalmente apresentada este sábado. Com a presença de Ricardo Costa, candidato à presidência da Câmara Municipal de Guimarães, e de Pedro Roque, cabeça de lista à Assembleia Municipal, a sessão marcou o arranque "de um projeto coletivo com ambição, visão e compromisso com o futuro da freguesia.
No seu discurso, Henrique Pedro destacou como grande prioridade o desenvolvimento de um plano de habitação acessível e inclusivo, articulado desde já com o candidato à Câmara Municipal e com proprietários privados. “Estamos já a trabalhar para que a construção de habitação a custos controlados e rendas acessíveis seja uma realidade em Moreira de Cónegos. Um plano de habitação para todos; todos, todos”, afirmou, sublinhando a urgência de responder a uma das principais preocupações da população e a importância de garantir o direito à habitação com soluções concretas e adaptadas à realidade da freguesia.
Henrique Pedro traçou ainda um conjunto de eixos estratégicos para o futuro, desde a requalificação de espaços públicos como o Largo das Pereirinhas, à melhoria de infraestruturas como a Escola de Vermiz, o edifício da Junta, o cemitério e a casa mortuária. Propôs igualmente a criação de uma equipa de limpeza e manutenção com base em Moreira de Cónegos e atuação na zona sul do concelho, um gabinete empresa de apoio de proximidade e uma nova abordagem ao projeto social “Raízes”, com valorização dos seus técnicos e alargamento da intervenção.
Ricardo Costa manifestou total confiança em Henrique Pedro, considerando-o “um candidato preparado, com ideias claras e com uma equipa capaz de concretizar uma transformação positiva na freguesia”, enquanto Pedro Roque realçou a importância do trabalho em rede entre Junta, Câmara e Assembleia Municipal.