Em 1974, logo após a revolução do 25 de Abril, as juntas da então Vila de Vizela, S. Miguel e S. João das Caldas, demitiram se em bloco numa assembleia extraordinária conjunta.
A causa foi a alteração da denominação do jardim público de Vizela. Os autarcas vizelenses desejavam que o jardim se chamasse "Jardim Armindo de Freitas" em homenagem ao homem que mandou construir um Castelo para edifício da futura Câmara Municipal de Vizela. Os autarcas vizelenses liderados por José Ribeiro Ferreira e António de Sousa Oliveira bateram com a porta.
![]() |
Salazar ao centro dos seus pais. |
A Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Guimarães, sem dar cavaco aos autarcas vizelenses (diz a ata) decidiu unilateralmente que o jardim, que até aí tivera o nome da mãe do ditador Salazar (Maria do Resgate Salazar), fosse denominado como General Humberto Delgado. E assim ficou até aos anos 1990 quando Vizela voltou a pressionar Guimarães para que o jardim fosse denominado com o nome de outro grande vizelense - Manuel Faria - denominação que ainda hoje se mantém.
![]() |
Humberto Delgado |
Do que foi lavrado em ata pode ler: (...) “O motivo desta Reunião (9 de outubro de 1974) foi a apreciação da conduta seguida pela Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Guimarães para com esta juntas de freguesias relativamente à mudança do nome do jardim público desta Vila considerando o que tal atitude é de manifesta prepotência e atentatória dos mais caros anseios vizelenses de autonomia administrativa; Considerando que tão flagrante prova de espírito paternalista é ofensivo à personalidade dos membros destas Juntas de Freguesia, foi deliberado por uma unanimidade apresentar imediato Pedido Demissão e transmitir ao Povo de Vizela o seguinte comunicado: Conforme noticiam os jornais desta data, foi deliberado pela Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Guimarães mudar para – General Humberto Delgado – a designação do jardim público desta Vila, denominado de – Dona Maria do Resgate Salazar – por decisão dos elementos que constituem o elenco daquele Município ao tempo da sua construção.Armindo Freitas e o Castelo da Ponte ou Mourisco
É oportuno recordar que era então desejo dos vizelenses dar ao Jardim o nome de – Dr. Armindo de Freitas – vizelense bairrista e ilustre; Republicano e democrata, firme e intransigente desejo que não vingou pela oposição que então lhe foi feita pelo referido elenco Camarário.
A mudança ora operada que há muito se impunha pelo espírito novo saído do movimento de 25 de abril foi, porém, tomada em absoluta contravenção com as mais elementares regras democráticas, uma vez que, nem antes nem depois da deliberação, foi dada qualquer satisfação às autarquias locais que, de tal facto, só vieram a tomar conhecimento pelo meio acima referido.
Muito embora o nome do General Humberto Delgado mereça o maior respeito de todos os vizelenses, o modo em que se desenrolou a mudança permite concluir que o nome do grande militar e patriota foi usado como escudo ao propósito de significar aos vizelenses que nada mandam na na sua terra.
Perante tão insólita atitude, as juntas de Freguesia, reunidas expressamente, deliberaram por unanimidade apresentar a sua demissão e informar, por este meio, os vizelenses da resolução tomada.
Nesta assembleia extraordinária marcaram presença: pela Junta de São João: António Sousa Oliveira (Presidente); Manuela Costa Campelos (Secretário); Américo Osvaldo Marinho Fernandes (Tesoureiro); Miguel Joaquim Neto Couto (vogal substituto) Ilídio Gomes (vogal substituto) e Joaquim Ribeiro Martins Camelo também vogal substituto; Os membros da Junta de Freguesia de Caldas de Vizela São Miguel eram os seguintes: José Ribeiro Ferreira (presidente); Carlos Teixeira (secretário); Abílio Pinto da Costa (Tesoureiro); Francisco de Castro (vogal substituto) Horácio Ribeiro Borges (vogal substituto) e Arlindo da Cunha também vogal substituto.
A assembleia decorreu na sala das sessões e secretaria da Junta de S. João na Rua Joaquim Pinto nesta Vila de Vizela.
Contamos que de todos os autarcas apenas Carlos Teixeira e Américo Osvaldo Marinho Fernandes se encontram, felizmente, entre nós.
Atas | União das Freguesias São Miguel São João - Vizela