A maior manifestação religiosa do concelho de Guimarães, a Peregrinação à Penha, realiza-se no próximo dia 14 de setembro e será presidida pelo Cónego José Paulo Abreu. Sob o lema "Com Maria, Peregrinos da Esperança", decorrem a partir do próximo domingo (7 de setembro) as atividades religiosas de preparação da 132.ª Peregrinação Arciprestal à Penha.
No próximo domingo (7 de setembro), às 15h30, no Santuário da Penha, será rezado o Terço e celebrada a Eucaristia, seguindo-se a descida da Imagem Peregrina até Santa Maria de Silvares.
De 8 a 13 de setembro as novenas de preparação serão na Zona Pastoral de Pevidém.
No sábado (13 de setembro), pelas 20h00, inicia-se o envio da Imagem para a Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira. O acolhimento está previsto para as 21h00 no largo da Condessa do Juncal, seguindo a procissão, pela rua Egas Moniz, até à Colegiada da Oliveira.
No dia da Peregrinação à Penha, 14 de setembro, celebra-se uma Eucaristia no Santuário da Penha às 08h00, iniciando-se, às 08h15, a peregrinação desde a Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira até ao topo da Estância Turística da Penha. Acompanhada por fanfarras e escuteiros, o percurso de subida da Peregrinação será efetuado pela freguesia da Costa, rumo ao Santuário da Penha, com chegada prevista para as 11h00. Pelas 11h00, será celebrada a Eucaristia campal da peregrinação, presidida pelo vimaranense Cónego José Paulo Abreu. Para a parte da tarde, pelas 15h00 no Largo da Comissão, está prevista a atuação do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ronfe.
Transporte assegurado
No sentido de facilitar o transporte dos peregrinos que participarão na 131.ª Peregrinação à Penha, a Irmandade da Penha e a Guimabus disponibilizarão transporte em autocarros.
O circuito dos autocarros elétricos será efetuado nos dois sentidos (Guimarães – Penha e Penha – Guimarães) com início na central de camionagem de Guimarães (cais 8) e paragens no Campo da Feira e na Penha (parque n.º 3).
O serviço de transporte será disponibilizado por um preço simbólico e reforça as diversas alternativas de acesso à Penha e de regresso a Guimarães.
O transporte até à Estância Turística da Penha começará às 07h15 da central de camionagem, com saídas de 20 em 20 minutos (até as 9 horas) e de 30 em 30 minutos (após as 9 horas). O transporte no sentido Penha – Guimarães iniciará às 8 horas (parque 3) e, após as 11 horas, será efetuado de 20 em 20 minutos e, após as 15 horas, de 30 em 30 minutos.
PROGRAMA DA 132.ª PEREGRINAÇÃO À PENHA
7 de setembro, 15h30 - Santuário da Penha
Terço, Eucaristia e descida da Imagem Peregrina até Santa Maria de Silvares
8 a 13 de setembro, Zona Pastoral de Pevidém
Novena
13 de setembro
20h00: Envio da Imagem para a Colegiada da Oliveira
21h00: Acolhimento da Imagem no largo da Condessa do Juncal e procissão, pela rua Egas Moniz, até à Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira
14 de setembro
08h00: Eucaristia (Recinto do Santuário)
08h15: Saída da Peregrinação (Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira)
11h00: Eucaristia da Peregrinação no recinto do Santuário da Penha presidida pelo Reverendo Cónego José Paulo Abreu
15h00: Atuação do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ronfe
O VERÃO É NA PENHA - PRÓXIMOS EVENTOS
6 e 7 de setembro - Sábado e domingo
VI Festival Penha Clássicos: Organizado pelo Clube de Automóveis Antigos de Guimarães, o Festival Penha Clássicos é um evento de periodicidade anual que reúne apaixonados por automóveis clássicos na emblemática Estância Turística da Penha. A iniciativa destaca-se pela exposição de dezenas de viaturas históricas, incluindo modelos raros e carros de competição, num cenário encantador e inspirador. O evento promove o convívio entre gerações, a valorização do património automóvel e a dinamização cultural da região .
13.setembro - Sábado, 22h00 (Largo da Comissão)
Fragmentos: “As palavras que cantamos ecoam ainda hoje no quotidiano de cada um de nós, por isso vale a pena cantá-las outra vez, ainda mais alto para que cheguem mais longe.” Rui Afonso
Agosto de 92… Guimarães... tempo de serem tudo o que queriam ser, tempo de juntar amigos, escrever, cantar, sentir que havia algo a dizer e dizê-lo em palco, perceber que tudo fazia mais sentido assim, cinco amigos, cinco personalidades, cinco formas diferentes de olhar o mundo, cinco fragmentos que juntos não eram mais que um fragmento um pouco maior que cantava a uma só voz. A banda de amigos dos anos 90 está hoje, como sempre, presente no coração dos vimaranenses e não só. Ainda se sente a força dessas canções e pelas canções se chegou até aqui. O tempo de dar o melhor a cada uma delas passa pela Penha no dia 12 de Setembro 2025.
14.setembro - Domingo
15h00: Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ronfe (Largo da Comissão)
O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ronfe é um embaixador vibrante da cultura do Baixo Minho, levando aos palcos portugueses e internacionais a riqueza das danças, trajes e tradições da região. Com mais de 50 elementos de várias gerações, o grupo preserva e celebra a autenticidade das modas populares — dançadas em roda, quadra ou coluna — que outrora animavam eiras, vindimas e desfolhadas. Os trajes, todos recriações do século XIX, são confecionados com rigor e detalhe, muitos deles bordados à mão pelos próprios elementos. Mais do que um grupo, são uma comunidade viva que transforma cada atuação numa celebração da alma e identidade do povo vimaranense.