Carta de despedida de um deputado municipal do PS

De Pedro Oliveira, deputado municipal pelo Partido Socialista na Assembleia Municipal de Vizela recebemos a seguinte missiva:

Caros cidadãos Vizelenses,

Após oito anos dedicados à defesa dos interesses da nossa comunidade, chegou o momento de me despedir dos órgãos autárquicos. Foi uma caminhada repleta de desafios, conquistas e, acima de tudo, de um compromisso sério, honesto e leal com os valores e com os princípios que sempre nortearam a minha atuação no Partido Socialista (PS). Neste período, tive a honra de representar cada um de vós e de lutar sempre por uma Vizela mais justa e inclusiva.

Durante esses anos, enfrentei muitas vezes situações em que me vi sozinho na defesa do nosso Partido. Em momentos críticos, fui chamado a agir, mesmo quando a pressão era alta e as vozes contrárias pareciam ruidosas em demasia. Mantive-me firme nos meus princípios, defendendo não apenas o PS, mas também a democracia, a importância do diálogo e a participação cívica na vida política. Acredito que a política deve ser pautada pela ética e pela transparência - valores que sempre na minha vida pública quis promover.

O que mais me preocupa ao olhar para o futuro é perceber que, nos dias de hoje, poucos se levantam para defender o maior partido da democracia Vizelense. Vejo a necessidade urgente de renovar o nosso compromisso com as bases e convidar cidadãos a unirem-se numa luta que se adivinha difícil nos próximos tempos. O PS é mais do que uma sigla; é um legado de conquistas nacionais e locais e uma promessa de esperança para aqueles que acreditam num futuro melhor.

A história da humanidade é repleta de exemplos onde a maioria uniu-se em torno de ideias e comportamentos que, à luz da ética e da moralidade mostraram-se errados. Essa reflexão leva-nos a compreender que o que é considerado certo ou errado não deve ser uma mera questão de opinião popular, mas sim fundamentado em princípios que promovam o bem-estar coletivo e o respeito à dignidade humana. 

A verdadeira ética do valor de uma ação deve ser analisado criticamente, fundamentando-se nos valores universais como justiça, igualdade e respeito. É necessário promover uma cultura de coragem, onde as discordâncias são válidas e a procura pela verdade, mesmo contra a corrente seja valorizada. 

Por fim, agradeço a todos que me apoiaram ao longo desta trajetória. Estou convicto de que a verdadeira força do Partido Socialista reside na sua capacidade de ouvir, aprender e evoluir. Embora a minha presença nos órgãos autárquicos  termine por ora, o meu amor a  Vizela e às suas gentes e o meu desejo de vê-la prosperar continuarão a guiar seja a minha intuição consciente quanto a caminhada dos meus passos.

Por último, se algum conselho vos deixo é o de pensarem em construir um futuro cuja democracia e os direitos dos cidadãos permaneçam sempre em primeiro lugar em detrimento dos interesses pessoais e de cada um como cada vez mais parece acontecer. 

Com apreço e gratidão,

Pedro Oliveira

Partilhar