No seguimento do investimento na revitalização e requalificação urbanística do Concelho prossegue a obra de requalificação do Largo de S. Gonçalo, na Freguesia de S. Paio.
Quem desce do cemitério de S. Paio para a epicentro da freguesia já pode notar um grande ângulo de abertura em frente à Igreja que outra dimensão (grande) ao espaço a requalificar. De forma a tornar o largo mais funcional, a estátua de S. Gonçalo, que até ali condicionava o acesso, foi transferida alguns metros para trás.
ESCADARIO MOVIA-SE
Outra particularidade (e curiosidade) desta obra prende com a requalificação das escadas de acesso à Igreja. Segundo revelaram António Ferreira e Victor Hugo, Salgado, que no sábado fizeram uma visita relâmpago às obras em curso acompanhados pelos membros do executivo da freguesia de S. Paio, Cristina Coelho e Célia Peixoto, todos os anos o degraus moviam se, criando entre eles fissuras. Um movimento que vai deixar de acontecer depois da intervenção de estacamento implantada degrau a degrau.
ESPAÇO DE ELEIÇÃO
Esta obra integra a requalificação de espaço público envolvente à Igreja de S. Paio no Largo de S. Gonçalo, em S. Paio, Vizela, no centro da freguesia, um espaço por onde passa muita da dinâmica e representatividade daquela Freguesia, um espaço de encontro de eleição dos seus habitantes, assim como o lugar de muitas atividades recreativas.
Os autarcas acreditam que este projeto de requalificação do Largo de S. Gonçalo trará ao local a dignidade que merece, à semelhança da reabilitação dos largos das igrejas que têm vindo a ser efetuada nas restantes freguesias do Concelho, ao longo dos últimos anos.
O Largo de S. Gonçalo desenvolve-se a partir da igreja e adro e estende-se até à área verde complementar que estabelece com esta uma interligação, podendo servir para criar dinâmicas de utilização do espaço. Esta requalificação vem no seguimento da requalificação da Rua do Calvário e Rua João Silva Monteiro, uma intervenção que integrou a ligação entre o cemitério, a escola, a Junta de Freguesia e o pavilhão e o objetivo é agora fazer o prolongamento até ao Largo da Igreja, promovendo a qualidade estética e atratividade desta zona urbana numa proximidade com o parque de lazer da freguesia realçando se a construção de um passadiço e um bar
Será a maior obra de sempre naquele espaço da freguesia de S. Paio.
APOIOS
De realçar ainda que esta obra resulta de uma candidatura apresentada no âmbito do aviso NORTE2030-FEDER-02185300, referente à Refuncionalização de equipamentos coletivos e qualificação de espaços públicos (IT).