José Marques Machado foi coadjutor do cónego Albano da Silva Freitas pároco que já estava com graves problemas de saúde aquando a sua chegada. Três meses depois o pároco de S. João, que serviu esta paróquia em mais de de 50 anos, viria a falecer, a 16 de dezembro de 1997.
Daí para cá, a administração paroquial de S. João das Caldas, seria presidida pelo padre José Marques Machado.
![]() |
Paulo Neto organização |
Domingo à tarde, 28 de Setembro, 28 anos depois da chegada do sacerdote a Vizela, os paroquianos vão reunir-se numa "festinha" na qual estarão presentes mais de cem pessoas.
Paulo Neto, colaborador Paroquial, está à frente da organização e referiu ao Digital de Vizela que se trata de uma "festinha simples que pretende reconhecer o apreço pelo trabalho do pároco e sacerdote nestes 28 anos. Fizemos alguns convites oficiais, mas, sobretudo, são amigos e admiradores do Sr. Padre Machado que estarão presentes para lhe agradecer e dar força na sua importante missão" - disse Paulo Neto ao ddV.
Nestes 28 anos à frente da paróquia de S. João, destaca se do trabalho desenvolvido pelo padre Machado a maior requalificação de sempre da igreja Paroquial de S. João das Caldas com o aumento da plateia para mais do dobro, a construção de casas mortuárias, auditórios e arranjo urbanístico do adro e parque de estacionamento.
A 5 de Janeiro de 2024 o pároco de S. João celebrou 40 anos de sacerdócio.
A 19 de Março do corrente ano foi distinguido pela Câmara Municipal de Vizela com a Medalha Grau Prata.