O Rotary Club de Vizela, presidido por Rui Dias, entregou, este sábado dia 13 de setembro, no Auditório Municipal Francisco Ferreira, 16 dispositivos LifeVac, aparelhos de apoio à problemática do engasgamento. Os aparelhos foram entregues aos Agrupamentos de Escolas de Vizela e S. Bento e à AIREV. Evento aberto à comunidade.
A entrega dos 16 LifeVac foi precedida de uma palestra proferida pelos enfermeiros Miguel Ribeiro (membro do comando dos bombeiros voluntários de Vizela) e Bárbara Ferreira da Unidade de Cuidados na Comunidade de Vizela (UCC).
A vice-presidente da Câmara Municipal de Vizela, Agostinha Freitas (teve direito ao cantar dos parabéns por ser dia do seu aniversário), elogiou o projecto PIPA, Miguel Ribeiro e Bárbara Ferreira e os rotários "que abraçam estas iniciativas que fazem de Vizela uma comunidade mais segura".
O presidente Rotary, Rui Dias, diz se sentir se feliz, gostava de ter mais gente no auditório, e garantiu a continuidade do apoio rotário a estas iniciativas.
Neste evento ficou vincada a importância de fazer chegar a mais pessoas a formação nas temáticas abordadas em prol do salvamento de vidas.
A obstrução das vias aéreas e as paragens cardiorespiratórias foram os temas principais abordados pelo dois palestrantes com destaque também para o projeto PIPA que visa levar às escolas, com o apoio da Câmara e dos Agrupamentos escolares de Vizela. (Vídeo onde Miguel Ribeiro exemplifica o uso do LifeVac)
Bárbara Ferreira e Miguel Ribeiro enfatizaram que o conhecimento de socorro é o primeiro passo para salvar vidas pelo engasgamento, com as crianças e idosos como a classe mais vulnerável e sujeita a este tipo de acidentes.
Os oradores deram exemplos de crianças das escolas de Vizela que salvaram pessoas das suas famílias graças aos ensinamentos que receberam nos seus estabelecimentos de ensino no projecto PIPA.
PIPA
A Câmara Municipal de Vizela apresentou o projeto PIPA – Projeto de Intervenção e Prevenção de Acidentes, criado por Miguel Ribeiro e Bárbara Ferreira, no ano letivo de 2022-2023.
O PIPA é um projeto de intervenção para a comunidade escolar que visa, essencialmente, o aumento da literacia nos alunos do concelho de Vizela, no âmbito da aquisição e aplicação das diversas técnicas em primeiros socorros, incentivando a sua intervenção enquanto cidadãos ativos, de uma forma que se pretende orientada e desenvolvida em conjunto com os mais variados intervenientes da comunidade educativa.
LifeVac é um aparelho de sucção portátil de um único paciente desenvolvido para ressuscitar uma vítima de asfixia quando o protocolo padrão de asfixia foi seguido sem sucesso.
A pressão negativa gerada pela força de sucção é 3 vezes maior que a maior pressão de estrangulamento registrada.
Os aparelhos encontram se à venda em estabelecimentos da especialidade e na Internet e são portadores de máscaras para crianças e adultos.
![]() |
| Agostinha Freitas |
![]() |
| Rui Dias |
















