O empate sabe melhor aos locais do que ao Vizela que desde o minuto 39 ficou em posição de vantagem com mais um homem em campo.
Mas o Marítimo teve o seu mérito porque na segunda parte, ainda com dez homens em campo, o Marítimo encostou o Vizela às cordas. A equipa de Ricardo Sousa desapareceu do jogo e apesar de jogar em vantagem numérica.
O Vizela deu muito terreno ao adversário neste período, não conseguiu meter gelo na partida e os insulares foram acreditando, a acreditando...
O árbitro Cláudio Pereira cometeu um erro grosseiro ao não expulsar o segundo jogador da casa que agarrou Miguel Tavares quando este se preparava para se isolar. O VAR chamou Cláudio Pereira porém o juiz manteve o cartão amarelo.
Num jogo onde o árbitro mostrou 13 cartões, Bright do Vizela foi expulso aos 62 minutos. O ex vizelense Guzzo fez o golo do empate respondendo à avalanche que o Marítimo impôs na segunda parte e a partida fechou com mais um ponto para cada lado.
Morschel marcou o golo vizelense numa grande penalidade bem batida (ver vídeo).
Melhor o Vizela na primeira parte e melhor os insulares na segunda.
O treinador vizelense admitiu que a sua equipa na segunda parte deu as balas ao adversário salientando, no entanto, que o Marítimo não teve mais nenhuma ocasião de golo para além do remate certeiro de Guzzo.
Ricardo Sousa, que considera o Marítimo um dos principais candidatos à subida, declarou no final da partida que tinha preparada a substituição do jogador Bright que acabou por ser expulso.
No próximo sábado, o Vizela joga em Sintra diante do Sintrense para a Taça de Portugal.
CLASSIFICAÇÃO
Ao fim da jornada 5 o Vizela mantém a 2ª posição da tabela classicativa.
***
90+5, terminou.
90+2, Manu Garrido falha o golo para o Vizela por pouco.
90, mais cinco minutos de tempo extra.
90, cartão amarelo para Manu Garrido do Futebol Clube de Vizela. Até ao momento 11 cartões amarelos (dois vermelhos).
84, tudo em aberto nesta partida.
83, Manu Garrido remata sobre a barra. O segundo remate na segunda parte do FCV.
82, Loppy rende Miguel Tavares no FCV.
75, GOLO DO MARÍTIMO. Marcou Raphael Guzzo à sua antiga equipa. 1-1
74, sai Moukhliss no Vizela e entra Ricardo Schutte.
70, Vizela precisa deitar gelo na partida...
68, saiu Jota no Vizela (também tinha cartão). Entrou Ítalo Henrique.
🟥62, Bright (devia ter sido substituído) vê segundo cartão amarelo. Parecia previsível. Dez jogadores de cada lado e o Marítimo está melhor, muito melhor, no jogo.
60, Marítimo a dar uma grande resposta com menos um jogador.
🟨58, Morschel facilita e depois provoca o amarelo
55, Vizela está nervoso...Marítimo joga com menos um mas parece o contrário.
🟨51, cartão amarelo para Bright do Vizela
50, Marítimo entrou forte nesta segunda parte.
15h13- Começa a segunda parte. Como se esperava, o treinador do FCV tirou Busnic e Ramos (que tinham cartão amarelo). Entraram Bastunov e Manu Garrido. O Marítimo faz três alterações duma assentada.
45+11, INTERVALO: O Vizela sai para o intervalo em vantagem; vence por 0-1 e tem mais um homem em campo mas poderia ter mais dois se Cláudio Pereira, numa decisão que poderá vir a pesar na sua carreira, não evitasse expulsar o segundo jogador do Marítimo que agarrou Miguel Tavares impedindo-o de entrar na área isolado.
A partida tem revelado grandes dinâmicas mas sem grandes oportunidades de golo. Com toque de mestre, Morschel abriu o ativo numa grande penalidade (39') confirmada pelo VAR (ver vídeo em baixo).
Apesar de reduzido a dez o Marítimo vai prometer luta na segunda parte e face aos amarelo de Jota, Busnic e Ramos é provável que Ricardo Sousa mexa no onze mais cedo que o esperado.
AO MINUTO
45, já vai em dez minutos de compensação.
45+6, - Árbitro mantém o cartão amarelo (era vermelho sem dúvida) o que deixa todos atónitos inclusive os comentadores da SportTV. Erro grave do árbitro ao não expulsar o jogador do Marítimo.
45, Marítimo pode ficar reduzido a nove...mas Paulo Pereira fica apenas pelo cartão amarelo. Miguel Tavares ficava isolado e foi agarrado pela camisola...VAR chama o árbitro.
45, mais 6 minutos de compensação.
🟨43, Ramos do FCV vê cartão amarelo.
🟨42, Busnic do Futebol Clube de Vizela vê cartão amarelo que podia ter evitado.
(VÍDEO), 39,GOLO DO VIZELA, marca Morschel de grande penalidade. Vizela em vantagem no marcador e no número de homens em campo. 0-1
37, penalti para o Vizela e expulsão do capitão do Marítimo.
30, grande remate de Miguel Tavares a obrigar o gr do Marítimo a defesa por instinto. Var analisa penalti a favor do Vizela. Jogador do Vizela é agarrado.
🟨16, cartão amarelo para Jota do FCV.
16, Thio junto ao segundo poste atirou de pé direito ao lado da baliza
15, partida de grande velocidade por parte das duas equipas.
07, situação de perigo a favor do FCV. Rodrigo Ramos partiu isolado para a baliza mas adiantou demasiado a bola.
14H00 - Começa a partida. Dia de sol na Madeira.
No Vizela saída do onze de Shutte e Manu Garrido.
Vizela procura recuperar primeiro lugar que foi ocupado, à condição, pelo Sporting B que esta manhã venceu em Portimão por 1-2.
MARÍTIMO: Samuel Silva, Xavi Grande, Noah Madsen, Romain Correia, Afonso Freitas, Ibrahima Guirassy, Marco Cruz, Simo Bouzaidi, Raphael Guzzo, Martín Tejón, Alexandre Guedes.
Suplentes: Gonçalo Tabuaço, Erivaldo Almeida, Rodrigo Borges, Vladan Danilovic, Rodrigo Andrade, Alberth Elis, Carlos Daniel, Peña Zauner, Adrián Butzke.
VIZELA: Antonio Gomís, Jota Gonçalves (capitão), José Sampaio, Jean-Pierre Rhyner, Thio, Aleksandar Busnic, Rodrigo Ramos, Moha Moukhliss, Bright Godwin, Heinz Mörschel, Miguel Tavares.
Suplentes: Ruly García, Ítalo Henrique, Andrea Hristov, Angel Bastunov, Pedro Ramos, Ricardo Schutte, Damien Loppy, Manu Garrido, Yassin Fortuné.
Árbitro: Cláudio Pereira da AF Aveiro.
JORNADA
FELGUEIRAS-BENFICA B, 2-1
LOUROSA-PENAFIEL, 0-0
LEIXÕES-FARENSE, 0-2
PORTIMONENSE 🟥-SPORTING B 🟥 (1-2)
MARÍTIMO 🟥-VIZELA 🟥, 1-1
TORREENSE-P. FERREIRA, 0-0
FC PORTO B 🟥🟥-U. LEIRIA, 1-2
CHAVES-FEIRENSE, 1-1
Segunda-feira
OLIVEIRENSE-AC. VISEU, (20H15)
ANTEVISÃO
O invencível treinador do FC Vizela, Ricardo Sousa e Vítor Matos, treinador do Marítimo, perspectivam uma partida equilibrada reconhecendo cada qual valor ao "adversário difícil".
O jogo é referente à 5ª jornada da II Liga e será arbitrado pelo árbitro internacional Cláudio Pereira da AF Porto.
Veja os vídeos emitidos pelos dois emblemas:
RICARDO SOUSA, FC Vizela
VITOR MATOS, MARÍTIMO





