Campanha Eleitoral termina hoje

Termina esta sexta-feira a campanha eleitoral para as eleições autárquicas 2025.

Neste dia os partidos queimam os últimos cartuxos para convencerem o eleitorado da sua proposta. 

O Movimento Independente Vizela Sempre e a Coligação Mais Vizela vão realizar caravanas automóveis no fecho do dia segundo as notas enviadas à nossa Redação. 

Nas últimas eleições legislativas, Vizela tinha inscritos 21.909 eleitores. Votaram 69,67% ficando a abstenção nos 30,33%.

O Partido Socialista alcançou em Vizela a única vitória do Rio Mondego para cima.

Nestas eleições o Partido Socialista de Vizela não concorre.

A campanha eleitoral em Vizela tem decorrido dentro da normalidade sendo mais visíveis as ações de campanha do Movimento Vizela Sempre e da coligação Mais Vizela que junta PSD/IL/CDS.

Os candidatos à presidência da Câmara Municipal de Vizela são cinco:

Jorge Pedrosa (PSD, IL, CDS)

Vítor Hugo Salgado (INDEPENDENTES) 

Vítor Magalhães (CHEGA)

Marco Pereira (CDU)

Nuno Vale (BE).


MAIS UMA FREGUESIA 

Após a desagregação das freguesias de S. Paio e Tagilde estas eleições autárquicas contam com mais uma freguesia (6).

Atualmente o concelho está dividido em cinco freguesias: União das Freguesias de Caldas de Vizela (São Miguel e São João), União das Freguesias de Tagilde e Vizela (São Paio), Infias, Santa Eulália e Santo Adrião.  

Pela primeira vez Vizela terá um presidente de Junta profissional, no caso não União de Freguesias de S. Miguel e S. João.

Nas eleições autárquicas de 2021, Vizela registou uma participação eleitoral de 64,27%, com 13.764 votantes num universo de 21.415 eleitores inscritos. O PS obteve uma vitória esmagadora, conquistando 74,09% dos votos (6 dos 7 vereadores para o PS) para a Câmara Municipal.

Na Assembleia Municipal, o PS conseguiu 68,82% dos votos, traduzindo-se em 16 mandatos dos 21 disponíveis. A coligação PPD/PSD.CDS-PP ficou em segundo lugar com 20,9% dos votos na Assembleia Municipal e 17,78% para a Câmara Municipal, obtendo 5 mandatos na Assembleia e 1 na Câmara.

Os restantes partidos tiveram expressões residuais: PCP-PEV com 2,14% dos votos, Chega com 2,14%, e Bloco de Esquerda com 2,54% na Assembleia Municipal. 

Partilhar