Cemitério de S. João ampliado em 75 gavetões aeróbia


A União de Freguesias de S. Miguel e S. João das Caldas está a proceder a uma ampliação do cemitério de S. João das Caldas. A rebentar pelas costuras, o campo santo sanjoanino foi buscar terreno ao espaço exterior do segundo patamar (até aí utilizado como estacionamento) arrastando o muro exterior para o alinhamento com o muro da parte cimeira. 

O presidente reeleito José Armando Branco disse ao Digital de Vizela que "os gavetões serão construídos na vertical em aeróbia. A inauguração irá acontecer em breve. A seguir iremos fazer obra igual no cemitério de S. Miguel" - referiu o presidente reeleito que toma posse para um novo mandato este domingo à tarde.

COMO SE PROCESSA

Foto demonstrativa da internet

O corpo passa por um processo chamado decomposição aeróbia nos cemitérios verticais. Isso significa que o ar circula de forma controlada ao redor do caixão, para que o ciclo biológico aconteça de forma gradual e segura.

Este método é mais limpo e rápido, e não impacta diretamente o solo, fazendo com que seja considerado um cemitério ecológico.

Além disso, outras medidas são aplicadas para garantir a higiene e segurança do espaço, como:

Lóculos projetados com materiais especiais que ajudam a absorver líquidos e odores, mantendo o ambiente ao redor limpo e sem cheiros;

Sistemas de ventilação avançados para que haja circulação constante de ar e evitar o acúmulo de gases ou odores;

Caixões feitos de materiais biodegradáveis ou que facilitam a decomposição natural.

Partilhar