Morreu Baltazar antigo jogador do FC Vizela


Vítor Manuel Jesus Gonçalves, Baltazar no mundo do futebol, foi dos jogadores mais carismáticos do Futebol Clube de Vizela apesar de ter jogado apenas duas épocas neste clube, onde chegou aos 32 anos, e praticamente em final de carreira. Faleceu hoje em Lisboa aos 77 anos.
Fez parte da primeira equipa que levou o Futebol Clube de Vizela à I Divisão Nacional em 1983-1984. O segundo em cima (na foto) a contar da direita para esquerda.

O médio Baltazar foi dos mais influentes jogadores na ascensão do FC Vizela à I Divisão em 1983-1984 numa equipa (foto) comandada por Nelo Barros e da qual constavam Sérgio, Berto, Manuel Teixeira, Roque, Toni, Perrichon, Guta, Faria, Miguel, Pita, Cartucho, Maurício, etc.

Chegou a Vizela proveniente do Belenenses da I Divisão, onde jogou três épocas depois de ter jogado 6 no Sporting.

Tinha 77 anos e faleceu hoje após prolongada doença.

CAPITÃO FERNANDO FARIA: Jogador de grande caráter, um Amigo que parte.

O vizelense Fernando Faria, capitão da equipa onde Vítor Baltazar jogou em 1983/1984, recorda o seu antigo companheiro: " Vítor Baltazar marcou uma época distinta do Futebol Clube de Vizela, pela sua qualidade futebolista mas sobretudo pelo seu carácter, pela sua amizade e saber. 

Depois de sair do Vizela esteve por aqui perto (Lixa e Valonguense), encontramo-nos várias vezes e cheguei a estar em sua casa em Santo António de Cavaleiros. Ele era natural da Costa da Caparica, família de pescadores...

Era um homem de muita classe e ninguém ficou indiferente à sua passagem por Vizela. 

Depois de adoecer, há muito tempo, perdeu muito das suas faculdades, já não falava nem conhecia os amigos, mas continuava a mostrar aquele brilho que o caracterizou.

Estou muito triste e quero deixar os meus sentimentos a toda a sua família" - disse Fernando Faria ao Digital de Vizela. 

Antigo campeão nacional pelo Sporting e internacional português.

NOTICIA A Bola - Morreu Vítor Manuel de Jesus Gonçalves, mais conhecido como Baltazar, antigo campeão nacional pelo Sporting e internacional português. Tinha 77 anos.

A notícia foi adiantada, nas redes sociais, pela filha do antigo jogador. Natural da Trafaria, Baltazar começou a jogar no Pescadores da Costa da Caparica, de onde saiu depois para o Seixal, então na segunda divisão. Em 1970 assinou pelo Atlético, clube pelo qual fez a estreia no principal escalão, e três anos depois foi contratado pelo Sporting, para logo na primeira época conquistar a dobradinha.

Venceu o Prémio Stromp em 1976, e chegou a fazer um jogo pela Seleção Nacional: a 30 de março de 1977, numa vitória frente à Suíça, no Funchal.

Saiu em 1979, para o Belenenses, e passou ainda por Vizela - clube que ajudou a garantir uma subida histórica ao principal escalão - e Lixa.

Baltazar fez depois carreira também como treinador, em emblemas de divisões inferiores, nomeadamente na região de Lisboa.

O velório tem lugar este domingo, dia 19 de outubro, a partir das 16h30, na Capela Mortuária da Igreja de Santo António dos Cavaleiros.

A cerimónia religiosa será no dia 20, segunda-feira, às 10h, no mesmo local, seguindo o corpo para o Cemitério de Camarate.

À família enlutada e aos amigos de Baltazar, o DIGITAL DE VIZELA deixa sentidas condolências.

Partilhar